REALIDADE IGNORADA
[…]
Afirmar que o investimento por aluno em universidades públicas é maior do que o financiamento por aluno em instituições privadas é uma obviedade. As primeiras são responsáveis por quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país.
O Banco Mundial ignora aspectos fundamentais da atuação das universidades federais. Públicas e gratuitas acolhem alunos de todas as origens sociais, raças e etnias. Mantêm uma rede de hospitais públicos de alta complexidade, clínicas, laboratórios e serviços diversos de atendimento gratuito à comunidade, sendo, muitas vezes, as únicas opções de acesso ao atendimento de saúde.
O que surpreende é que as universidades federais consigam resultados acadêmicos, científicos e sociais tão expressivos, apesar de políticas de financiamento instáveis e de ataques recorrentes dos grandes grupos econômicos. […]
TOURINHO, Emmanuel. Realidade ignorada. O Globo, 18 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018.
Além de textos informativos, a imprensa também dá espaço para textos opinativos, assegurando a especialistas a livre expressão. No artigo em questão, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior posiciona-se contra o relatório do Banco Mundial. Em meio a seus argumentos, estabelece como diferença entre as instituições públicas e as privadas o fato de que
A) as primeiras focam na pesquisa, não na sociedade.
B) as primeiras põem-se a serviço apenas da saúde.
C) as segundas têm resultados acadêmicos menores.
D) as segundas recebem dinheiro de grupos econômicos.
E) as segundas dedicam-se majoritariamente ao ensino.
*(por favor respondam com certeza absoluta, com uma explicação decente, aceito print como explicação para a sua resposta escrita)
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
Resposta: E)
Explicação:
Fiz no CMSP e deu certo.
Anexos:
respondido por:
2
A diferença entre as instituições públicas de ensino e as instituições privadas estabelecidas no texto, são o fato de que as instituições privadas dedicam-se, majoritariamente, ao ensino, assim como o apontado pela alternativa E.
As instituições públicas, além do ensino, possuem ambientes destinados para a pesquisa, logo, também são ambientes profissionais e não apenas de ensino. Na carta, a argumentação é erguida visando discordar dessa visão que o Banco Mundial estabeleceu em seu relatório sobre as instituições de ensino.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
E) as segundas dedicam-se majoritariamente ao ensino.