Em relação aos balanços de energia em sistemas abertos, leia atentamente as afirmações que seguem:
I. Em sistemas abertos, a transferência de energia não é acompanhada das transferências de massa.
II. Industrialmente falando, os processos mais relevantes são aqueles que envolvem o escoamento permanente de fluído por meio de um ou mais equipamentos. Nesses processos, utiliza-se a expressão mais geral da Primeira Lei da Termodinâmica.
III. Quando um processo industrial ocorre sem que aconteça qualquer reação química, os balanços de energia são feitos a partir das entalpias das correntes que entram e saem do sistema.
IV. Do ponto de vista termodinâmico, não se verifica qualquer diferença entre os balanços de energia que ocorrem em sistemas abertos com ou sem reação química.
V. O cálculo da variação da entalpia é um procedimento matemático que emprega as entalpias de cada um dos participantes de uma reação química, determinando a quantidade de energia que foi absorvida ou liberada nesse processo.
Respostas
Resposta:
As afirmativas corretas são : II,III e V.
Explicação:
I) (F) Em sistemas abertos, a transferência de energia é acompanhada das transferências de massa. Desta forma, a aplicação da equação “5” (ΔU = Q – Ƭ), restringe-se aos processos estacionários (nos quais a massa contida no interior do sistema permanece constante), de modo a ocorrerem apenas modificações de energia interna do sistema.
II) (V) Industrialmente falando, os processos mais relevantes são aqueles que envolvem o escoamento permanente de fluído por meio de um ou mais equipamentos. Nesses processos, utiliza-se a expressão mais geral da Primeira Lei da Termodinâmica, que representa o balanço completo de energia, estudado anteriormente.
III) (V) ΔH = ΣHS – ΣHE
IV) (F)
V) (V)Se considerarmos a reação hipotética que segue:
A + B → C + D
De acordo com a Lei de Hess, a variação da entalpia é a diferença entre a entalpia
final (Produtos) e a entalpia inicial (Reagentes):
ΔH = Hf – Hi → ΔH = ΣHp – ΣH