Respostas
Resposta:
dia 2 de dezembro, foi o Dia da Astronomia, e nada melhor do que conhecer a história da nossa "casa" para entender a formação do universo. Você já deve ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas"
Ou, ainda, se pegou interessando na origem das rochas, animais, plantas e até seres humanos. Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
Essa bolha era formada de partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de "Big-Bang", expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão".
À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Com o tempo, as partículas também começaram a ficar diferentes umas das outras, se juntaram e formaram os átomos. Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza, e os de hélio.
Esses elementos se misturaram, formaram nuvens e uma parte delas gerou estrelas. Outra parte dessa nuvem que produziu as estrelas formou um tipo de "disco", girando em torno delas. Nesses discos, surgiram "pelotas" que cresceram até virarem planetas e seus satélites. Inicialmente, os planetas eram muito quentes.
A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que se resfriasse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os bichos, as plantas e o homem.
Explicação:
bons estudos