• Matéria: Sociologia
  • Autor: DaviAlvesPedro
  • Perguntado 3 anos atrás

Significado de utensílios litúrgicos (me ajudem pfv -_-)​


anaclaraduck149: Os objetos litúrgicos, também chamados de “alfaias”, são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa. Os objetos usados no culto divino devem ser feitos de materiais nobres, ornados de tal forma que invoquem a riqueza dos mistérios que eles servem. Sendo eles a Âmbula, Galhetas, Cálice, Altar, Ambão, Crucifixo e entre outros.

Respostas

respondido por: anaclaraduck149
0

Resposta:

Os objetos litúrgicos, também chamados de “alfaias”, são aqueles que servem ao culto divino e ao uso sagrado, razão pela qual não podem ser manuseados de modo displicente, muito menos de forma desrespeitosa. Os objetos usados no culto divino devem ser feitos de materiais nobres, ornados de tal forma que invoquem a riqueza dos mistérios que eles servem. Sendo eles a Âmbula, Galhetas, Cálice, Altar, Ambão, Crucifixo e entre outros.

respondido por: paozinhodemel2
0

Resposta:

Tudo, pois, que se usa na celebração deve distinguir-se em qualidade e nobreza do que é usado no cotidiano, visto que, na Liturgia, tudo adquire sentido novo e simbólico. Com relação, por exemplo, à celebração eucarística, honra especial seja dada aos vasos sagrados e, dentre estes, mais ainda ao cálice e à patena, “onde se oferecem, consagram e consomem o vinho e o pão” (IGMR n. 327), devendo por isso ser feitos de metal nobre, como o ouro, por exemplo. Caso, porém, sejam de metal oxidável, recomenda-se que sejam normalmente dourados por dentro.

Também com relação a outros objetos destinados ao culto ou a qualquer uso na igreja, dispõe a IGMR que seus materiais sejam nobres, de qualidade, duráveis, e se prestem bem para o uso sagrado, condizentes, pois, com o fim a que se destinam. Pode-se pensar aqui nos livros litúrgicos (Lecionário, Evangeliário e Missal), os quais gozam de veneração peculiar, visto que são sinais e símbolos das realidades celestes, por isso devem ser “verdadeiramente dignos, artísticos e belos

Perguntas similares