Respostas
Resposta:
Determine qual é o seu condicionamento físico atual. Qualquer um pode ver uma apresentação olímpica na televisão e pensar: "Ah, até eu consigo fazer isso!". Bom, é melhor pensar de novo — ainda mais se estiver lendo este texto enquanto come um saquinho de batatas chips e bebe refrigerante. A coisa é séria e as pessoas dedicam anos da vida delas para chegar às Olimpíadas. Você está disposto a fazer esses sacrifícios?
Dito isso, cada esporte olímpico exige um tipo diferente de condicionamento físico, flexibilidade e habilidade. Nadadores, jogadores de futebol e afins passam por regimes de treinamento específicos.
Escolha o esporte. É o seguinte: é melhor escolher um esporte que você já pratica há um tempo. Ninguém é obrigado a ter dez anos de experiência, mas não custa estar preparado. O ideal é que um atleta olímpico pratique o esporte desejado por 8 a 20 anos antes de chegar à competição máxima.[1] [2]
A maioria dos atletas olímpicos começa bem cedo, ainda na infância.[3] Se você tem mais de 30 anos e não tem experiência alguma com esportes competitivos, experimente tiro com arco e outras modalidades do tipo.[4]
É muito mais fácil chegar às Olimpíadas em esportes menos populares, como judô (uma categoria na qual muitos brasileiros brilham, diga-se de passagem). Por outro lado, é impossível ter sucesso em um esporte que não se pratica por paixão.
Prepare-se para treinar em longo prazo. Bons futuros atletas olímpicos dedicam milhares de horas ao treino. Veja um exemplo de rotina básica:[5]
Quando a pessoa começa a praticar o esporte na pré-adolescência: 250 horas de treino por ano ao longo de seis meses.
Quando a pessoa chega às equipes nacionais na adolescência: 600 horas de treino por ano ao longo de 9½ meses.
Depois que a pessoa chega à seleção no fim da adolescência ou no início da idade adulta: 1.100 horas por ano ao longo de 11 meses.
Não pare de trabalhar. Muitos atletas de elite têm dificuldades financeiras para se manter sozinhos. Quanto mais uma pessoa avança no esporte, mais ela tem que investir em um bom técnico, em equipamentos e em viagens. Portanto, você precisa ter dinheiro sobrando ou estar disposto a ir atrás de patrocínio de empresas privadas.[7] Continue lendo o artigo para descobrir mais sobre essa parte do patrocínio.
Se possível, arranje um emprego no qual tenha um mínimo de contato com o seu esporte de preferência, como em uma academia ou um clube. Também é legal dar aulas a iniciantes para conseguir uma grana extra.
Ter uma rotina de trabalho mais flexível também é ideal, já que você vai precisar de muitas horas de treino para chegar ao nível nacional ou internacional.
Viva o sonho. Sabe aquela história de que você tem que dedicar 100% da sua vida ao seu sonho? Que querer e ter determinação já são passos essenciais para qualquer vitória, mesmo que pequena? Pois é, isso vale para quem tem vontade de ser atleta olímpico. Coma, durma e respire o seu esporte. Dedique a ele toda a sua vida.
Não dá para chegar a lugar algum sem uma boa equipe. Nesse caso, conte com a sua família, outros atletas, o seu técnico e mais pessoas que apoiem o seu sonho e não deixem você desmotivado.