• Matéria: Química
  • Autor: dionetanmarol6367
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Que estruturas estão presentes no interior do corpo de cachorros, baleias, beija-flores e seres humanos que são necessárias para a locomoção?​.

Respostas

respondido por: ZHAF3
8

Resposta:

*Músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso);

*Esqueleto interno;

*Tecidos (epitelial, conjuntivo, vascular, muscular e nervoso).

Explicação:

MÚSCULOS

O músculo estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais, realiza contração rápida e vigorosa, é voluntário, ou seja, sua ação depende da nossa vontade.

Tecido Muscular Estriado Cardíaco: este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais.

O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas e alongadas. Tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos). Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.

ESQUELETO INTERNO

... responsável pela sustentação do corpo , e também fornece, em certos casos, proteção aos órgãos internos e ponto de apoio para a fixação dos músculos.

TECIDOS

O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. Ele é encontrado revestindo órgãos, além de ser responsável pela formação das glândulas. É formado por células justapostas, ou seja, que estão intimamente unidas umas às outras através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana.

A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo ... faz com que seja capaz de absorver impactos, resistir à tração ou ter elasticidade.

O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes.

Perguntas similares