Respostas
Resposta:
Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul. A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial.
PONTOS POSITIVOS: Além da criação de uma zona de livre comércio, a TEC e uma gradual integração entre os países-membros, o Mercosul possui livre circulação de pessoas e serviços.
PONTOS NEGATIVOS: Já como aspectos negativos do Mercosul temos a competitividade entre os próprios países-membros junto ao mercado exportador, principalmente em relação à Estados Unidos, Europa e China. Desse modo, a integração não ocorre, havendo disputas internas no bloco
Explicação:
Espero ter ajudado!!!!
Resposta:
▶ Vantagens
⠀
A união de diferentes mercados permite que cada área se especialize no que faz melhor, gerando ganhos de produtividade para todos. Por exemplo, o Brasil pode exportar livremente eletrodomésticos para a Argentina e importar vinhos do Chile, um país associado.
⠀
O comércio aumenta a variedade para os consumidores e torna as empresas mais produtivas, impactando positivamente nos empregos e nos salários.
⠀
Em conjunto, os países do Mercosul representam um peso importante do mercado internacional, aumentando seu poder de barganha. Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul.
⠀
▶ Desvantagens
⠀
A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial. Como o bloco aplica uma tarifa externa comum, qualquer rodada de abertura passa pela negociação entre todos os membros, o que pode dificultar o processo, seja pela burocracia ou por pressão de grupos de interesse em outros países.
⠀
ESPERO TER AJUDADO