1. Quais as consequências da família real por terem mudado para o Rio de Janeiro?
2. O primeiro ato governamental de D. João VI no Brasil foi a assinatura do “decreto de abertura dos portos às nações amigas”. Sobre este decreto, responda: a. Quais eram as “nações amigas” que o documento se refere? Por que?
3. A quem este decreto beneficiava economicamente? Quem se sentia prejudicado?
4. Alguns historiadores argumentam que a assinatura do decreto de abertura dos portos foi o ponto de início da independência do Brasil. Explique esta afirmativa.
5. Sobre o processo de independência do Brasil, responda: a. O que foi o “dia do fico”?
6. Quais eram os motivos de insatisfação da elite portuguesa contra a família real e a administração da colônia?
7. Quais setores sociais do Brasil apoiaram a independência? Os setores populares, escravos, participaram do processo? Explique.
8. Explique o mecanismo usado por D. Pedro I para que Portugal reconhecesse a independência do Brasil.
O que vcs puderem responder eu já fico agradecido!
Respostas
Resposta:
1)
R: A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
2)
R: Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas
João de Bragança promulgou a abertura dos portos no Brasil para as nações amigas de Portugal, o que beneficiou a Inglaterra. Este decreto, na sequência da transferência da família real, dá início ao processo que leva o Brasil à independência.
3)
R: A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. ... Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão.
4)
R: A abertura dos portos rompeu esse exclusivismo português sobre o comércio brasileiro, promovendo a entrada de outros produtos em nosso mercado, como os produtos industrializados fabricados na Inglaterra. Essa ação teve consequência direta no processo de independência do Brasil.
5)
R: O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.
Explicação:
só sei essas amigo.