r- HISTORIA Texto -
1 "Nunca antes se fez tão evidente que vivemos a época de uma nova diplomacia, a diplomacia que não leva em conta princípios fundamentais do Direito Interna- cional, do direito natural e da equidade quando se trata de pequenas nações (...). As grandes potências reúnem-se e partilham os pequenos Estados sem os con- sultar; e estes ficam sem defesa, já que não possuem exército nem marinha que possam responder à força com força." Arthur Barclay, Presidente da Libéria, 1907. A Libéria, fundada por ex-escravos norte-americanos, manteve sua independência. In: BOAHEN, A. Adu (coord.) História Geral da África. São Paulo/Paris: Ática-Unesco, 1985. p. 263.
Texto - 2 “A pura raça anglo-americana está destinada a estender-se por todo o mundo com a força de um tufão. A raça hispano-mourisca será abatida." New Orleans Creole Cournier, 27 jan. 1855. In: SCHILLING, Voltaire. Estados Unidos X América Latina: as etapas da dominação. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. p. 13.
Texto - 3 - "Estou todos os dias em perigo de dar minha vida por meu país e por meu dever - posto que entenda e tenha ânimo com que realizá-lo - sinto o dever de impedir a tempo, com a independência de Cuba, que se estendam pelas Antilhas os Es- tados Unidos e caiam, com mais essa força, sobre nossas terras da América. (...) Os povos da América são mais livres e prósperos na medida que se distanciam dos Estados Unidos. José Martí, poeta e patriota cubano que morreu em combate no ano de 1895. In: PEREIRA, Osny Duarte. Constituição de Cuba: como é e como funciona. Rio de Janeiro: Revan, 1986. p. 19.
01. Qual o posicionamento do autor do texto 1 a respeito do imperialismo?
beatriz25461k:
pergunta 2) Releia o texto 2 e explique se essa afirmaçao justifica o imperialismo norte americano, pois. A) consolida a crença na igualdade de valores entre diversas culturas. B) possibilita a valorização e universalização da cultura hispano - mourisca. C) impede a continuidade de conflitos oriundos das teorias de pureza racial. D) naturaliza a necessidade de intervenção dos EUA, afirmando ser o destino.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
O autor do texto deixa evidente o seu pensamento sobre o imperialismo, isto é, a contrariedade com o sistema que explora e subjuga os menos favorecidos.
Explicação:
Espero ter ajudado:)
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás