Respostas
Explicação:
A diferença que existe entre a experiência mística e o misticismo é a mesma que existe entre uma experiência religiosa e uma religião: a experiência mística é um evento pessoal, particular, que alguém vive, enquanto que o Misticismo é uma forma organizada, refletida, de tentar explicar o mundo a partir de um modelo específico.
Por exemplo, se alguém sonha com um ente querido que faleceu e acredita que se tratou não apenas de um sonho, mas de uma verdadeira comunicação, esta pessoa passou por uma experiência mística. Se passa a desenvolver um sistema de crenças para explicar como seria possível comunicar-se com os mortos por meio de sonhos, já estaria desenvolvendo um modelo próprio de Misticismo.
Do ponto de vista da antropologia, o Misticismo é o primeiro modelo de organização religiosa, que teria sido exercido, por exemplo, por nossos antepassados há milhares de anos quando construíram o Stonehenge. Quando este modelo passa a considerar elementos como deuses e outras formas de organização "intencional" do mundo, por exemplo, quando passa a considerar que as ações realizadas em vida influenciam no pós vida, passamos de um modelo Místico para um modelo propriamente religioso.