Respostas
Resposta: O Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.
✓ Nesse período, o comércio entre países era feito através da negociação de produtos trazidos por navios. O Reino Unido era um dos principais exportadores de mercadoria manufaturados através das navegações e esse bloqueio envolvia o fechamento de todos os portos europeus para as embarcações britânicas.
O Bloqueio Continental surgiu em meio às Guerras Napoleônicas, logo após a Revolução Francesa, com o objetivo de inviabilizar a entrada das embarcações comerciais inglesas nós portos europeus. Alguns conflitos já tinham acontecido entre ingleses e franceses, como Batalha de Trafalgar.
Resposta:
Olá!
Resuminho:
Primeiro é necessário saber que a França e a Inglaterra eram duas potências que viviam em combate devido a disputas de ordem econômica e política (basicamente quem teria mais domínio mundial)...
A França e a Inglaterra tiveram várias disputas entre elas estão a Guerra dos cem anos e a Guerra dos sete anos.
Agora aqui entramos na Revolução Francesa, especificamente na Era Napoleônica, Napoleão criou o chamado Bloqueio Continental com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra. O bloqueio exigia que todos os países (europeus) que estivessem sob o domínio de Napoleão não realizassem acordos comercias ou exportações com a Inglaterra.
O primeiro país a "desobedecer" ao bloqueio foi Portugal que continuou a fazer exportações com a Inglaterra, então Napoleão ameaçou invadir Portugal, e ele invadiu. A partir daí se inicia "A fuga da família real para o Brasil"
espero ter ajudado!