• Matéria: Geografia
  • Autor: AlleffSantanaVL1413
  • Perguntado 3 anos atrás

Por que italianos vieram para o rio de janeiro.

Respostas

respondido por: matoireis
0

Resposta:

A imigração italiana no Brasil aconteceu entre 1880 e 1930, principalmente em São Paulo, sendo impulsionada pelas transformações socioeconômicas em curso no norte da Península Itálica, logo após sua unificação, em 1861.

No Rio de Janeiro, os maiores registros estão entre 1906 e 1920. Conforme estudos, antes da segunda metade do século XIX já havia italianos na cidade, a serviço da corte portuguesa.

De acordo com dados do IBGE de 1906 e 1920, os italianos foram o segundo maior grupo de estrangeiros em terras cariocas, atrás só dos portugueses. Estima-se que, de 1870 a 1920, chegaram ao Brasil 1,4 milhão deles. Em 1906, eram 25.557 no Rio, e, em 1920, 21.929.

Ao contrário do que sucedeu no restante do Brasil, no Rio de Janeiro esses imigrantes eram majoritariamente urbanos. Eles não vinham diretamente da Itália, e sim de outros estados brasileiros, atraídos pelas oportunidades de emprego. Falavam dialetos distintos, tinham espírito empreendedor e eram focados na família. Nesse período, trabalhavam, em sua maioria, como vendedores ambulantes, mas havia também muitos alfaiates, sapateiros, pedreiros, barbeiros, carpinteiros, hoteleiros e garçons.

É interessante registrar que a maioria das bancas e das distribuidoras de jornais da cidade ainda pertence a italianos e a seus familiares.

Nos primeiros anos da República, um projeto de reurbanização da cidade deslocou muitos imigrantes que viviam nas regiões centrais para o subúrbio e para as zonas Norte e Oeste da cidade, sobretudo para bairros que cresciam à margem das linhas férreas, como os distritos de Andaraí, Irajá, Inhaúma, Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz.

Explicação:

Perguntas similares