1) O golpe de 15 de novembro de 1889 sem confrontos armados ou derramamento de sangue derrubou a :
(A) Uma forma de governo em que o Chefe de Estado governa juntamente com o Chefe de governo,
(B) Uma forma de governo em que o monarca exerce o poder absoluto, transmitido ao longo da linha sucessória. ambos eleitos pelo parlamento e exercem suas funções por tempo determinado.
(C) Uma forma de organização social primitiva onde a autoridade é exercida pelo chefe de família.
D) Uma forma de governo em que o Presidente é eleito pelos cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo determinado, administrando os Estados com autonomia política.
2) Após o encerramento do governo do Marechal Floriano Peixoto, foram realizadas eleições diretas. Com a vitória das elites agrárias, o controle da política nacional passou para as mãos dos grandes latifundiários. A partir de então, foi se consolidando um novo período no Brasil conhecido como:
(A)República oligárquica.
(B)República da espada.
(C)República parlamentarista.
(D)República monárquica.
Respostas
Resposta:a resposta da questão 2 é a letra (b) República da Espada
Explicação: Confia na mãe que ela é inteligente hehehehehhehehehe
1) O golpe de 15 de novembro no Brasil derrubou a monarquia, forma de governo em que o chefe de Estado e Chefe de Governo administram de maneira conjunta (alternativa a).
Esta forma de governo é a que acontece em países como Inglaterra. Nesta situação, o monarca tem apenas um papel decorativo, não exercendo de fato, poder nas decisões políticas. O país é administrado pelo Primeiro Ministro, que é escolhido pelo Parlamento.
No Brasil, a situação ocorria de maneira diferente. O modelo de parlamentarismo brasileiro foi criado pelo imperador Dom Pedro II. Através dele, o próprio imperador criou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, em que um membro de um dos partidos brasileiros exercia as funções de primeiro ministro semelhante ao sistema inglês.
Mas quem escolhia o Presidente do Conselho de Ministros era o imperador, que subordinava todos os membros políticos às suas decisões. Por inverter os papéis, em relação ao que acontecia no modelo inglês, o parlamentarismo brasileiro, ficou conhecido como “Parlamentarismo às Avessas”.
2) Após o fim do governo de Floriano Peixoto e a vitória das eleições diretas para as elites agrárias, teve início no Brasil da República Oligárquica (1894 a 1930) (alternativa a).
As elites agrárias brasileiras chegaram ao poder e passaram governar o país, segundo seus próprios interesses. Estas elites possuíam grandes extensões de terras e dominavam a economia, os negócios e a política nacional.
Durante este período, vários acordos políticos entre as elites agrárias marcaram a política nacional, mantendo sempre os mesmos grupos econômicos nos poderes estadual e federal.
Entre estes acordos políticos para a manutenção do poder estavam o coronelismo, a Política dos Governadores e a República do Café com Leite. Todo este cenário era marcado por votação fraudulenta em favor da dos interesses das oligarquias e proteção econômica às elites cafeicultoras.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/26060283