Respostas
As juventudes possuem elementos comuns e de diferenciação entre si. Esses aspectos são importantes nas discussões de políticas públicas voltadas a essa esfera.
A territorialidade corresponde às relações sociais e às atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida quotidiana.
espero ter ajudado, bons estudos xd
Os territórios contam muito sobre quem nós somos. Nesse sentido, a cidade e mesmo os bairros que a juventude vive podem ajudar a compreender alguns aspectos desses jovens. Esse locais, dialeticamente, condicionam e são condicionados pelas relações socio-culturais, econômicas e da história.
Os territórios percebidos
Quando se pensa no conceito de territorialidade envolve um determinado grupo ocupando, usufruindo um determinado espaço, tornando esse local seu território de convivência, onde tudo é claro, lógico. Ao analisar as periferias das grandes cidades brasileiras e observamos adolescentes pobres, negros e vivendo em alta vulnerabilidade, vemos jeitos específicos de convivência, construídos através de valores e sentidos próprios.
Escolas: territórios da juventude
Durante os intervalos das aulas, podemos perceber diversos grupos com identidades próprias (religiosos, roqueiros, estudiosos etc...) Nesse sentido, concluímos que a juventude estabelece sentidos aos diversos territórios a partir da variedade de práticas e ações.
Para entender o papel da escola e sua função social, é fundamental conhecer seus atores estudantis. Como se organizam, como estabelecem limites, possibilidade e fincam as fronteiras de seus territórios.
A escola também deve ser inserida no seu contexto territorial. Uma escola do centro de uma capital possui características diversas de escolas da periferia. Portanto, educadores devem sempre analisar a juventude estudantil a partir de suas relações territoriais.
Sobre juventude: https://brainly.com.br/tarefa/46964821
#SPJ2