UFRGS-RS – modificada. Leia as afirmações a seguir sobre a administração FHC.I. A administração FHC tem privilegiado a abertura e a desnacionalização da economia do país, a privatização do setor público e uma política de compensação dos salários do funcionalismo público federal. II. O governo FHC nega ser um governo de perfil neoliberal e justifica a política de desmantelamento do setor estatal com o discurso da necessidade de modernizar a economia brasileira como condição para inserir-se competitivamente no processo de globalização. III. O sucesso do Plano Real e o processo de privatização da economia provocaram sensíveis melhorias sociais junto às massas dos excluídos do campo, esvaziando quase por completo a luta política dos movimentos sociais organizados no meio rural. Quais estão corretas? *
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) I, II e III
Respostas
A alternativa correta é a letra c) Apenas I e II.
I. A administração FHC tem privilegiado a abertura e a desnacionalização da economia do país, a privatização do setor público e uma política de compensação dos salários do funcionalismo público federal. Verdadeiro, no governo de FHC foi o período de maiores privatizações da história do Brasil.
II. O governo FHC nega ser um governo de perfil neoliberal e justifica a política de desmantelamento do setor estatal com o discurso da necessidade de modernizar a economia brasileira como condição para inserir-se competitivamente no processo de globalização. Verdadeiro, o ex presidente nega até hoje o status de neoliberal, menciona que foi o período necessário de privatizações para garantir a meta estipulada no momento, para principalmente ter estabilidade econômica.
III. O sucesso do Plano Real e o processo de privatização da economia provocaram sensíveis melhorias sociais junto às massas dos excluídos do campo, esvaziando quase por completo a luta política dos movimentos sociais organizados no meio rural. Falso, desde aquele período até a atualidade a sociedade do campo luta por melhores condições, por reforma agrária que garanta a divisão das terras de forma justa.
Bons estudos!