Respostas
Há anos ouvimos falar sobre o aquecimento global nos noticiários, publicações sobre meio ambiente e também em relatórios de clima e tempo.
O termo diz respeito ao aumento médio da temperatura do planeta, que segue se intensificando desde a Revolução Industrial.
Em 2018, por exemplo, a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) identificou que a temperatura média do planeta foi a quarta mais alta em 140 anos.
Já cientistas americanos divulgaram que nunca esteve tão quente nos últimos 120 mil anos como agora.
As notícias atuais são alarmantes, mas o problema não é novo – e vem sendo estudado há bastante tempo.
O aquecimento global é complexo e impacta governos, empresas, e a sociedade como um todo.
Durante as últimas décadas, muito se foi discutido sobre quais são as possíveis consequências do aquecimento global por conta do aumento de emissões de gases causadores do efeito estufa, e como a elevação da temperatura média do planeta é uma ameaça para o futuro da humanidade.
Passamos tanto tempo discutindo quais seriam as consequências que, hoje, o aquecimento global já é um problema do presente e que pode apresentar impactos graves.
De fato, é preciso uma mudança de paradigma para encarar a crise climática como uma realidade. E, a partir disso, pensar em soluções para que o planeta siga se desenvolvendo sem comprometer a vida dos que aqui habitam.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre o aquecimento global, todas as suas causas, consequências, além de conhecer as iniciativas que já existem para combater seus efeitos.