Respostas
Resposta:
Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).
Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil. A Guerra dos Cabanos teve participação de diversos setores da sociedade e o nome do movimento tem como referência as habitações dos ribeirinhos que era uma espécie de cabana.
Resposta: A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará.
A rebelião tinha como objetivo a independência da região, Nos anos de 1835-1840, o Império do Brasil vivia o período regencial, Dom Pedro I havia abdicado em favor do seu filho que tinha apenas cinco anos. Por isso, foi instituída a regência para governar o país. Contudo, várias províncias não estavam satisfeitas com o poder centralizado e desejavam ter mais autonomia. Algumas, inclusive, queriam separar-se do Império do Brasil. Insurreições como a Farroupilha, Balaiada e Sabinada, explodiram em todo território brasileiro.
Explicação:
Dentre as principais causas da revolta podemos apontar:
As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará;
As elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província;
Descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará;
Os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.
Vale citar que, sobre isso, as referidas elites tomaram proveito da insatisfação popular para sublevar as populações contra o governo regencial.