Um dos objetivos da estatística é o de organizar e resumir os dados, e mostrar as informações em forma de tabelas e gráficos é a maneira mais simples de se fazer isso. Portanto, as tabelas e gráficos são um dos instrumentos mais usados para ajudar na análise e interpretação de dados, pois eles permitem que o leitor tenha uma noção sobre o assunto em estudo e chegue a uma rápida conclusão.
Diariamente vemos tabelas e gráficos nos mais variados veículos de comunicação (tais como jornais, revistas, livros, televisão, Internet, redes sociais etc.), associadas a assuntos diversos do nossa rotina diária, como resultados de pesquisas eleitorais, esportes, segurança pública, saúde, trabalho, emprego, renda, economia, cidadania, etc. A importância das tabelas e dos gráficos está ligada, sobretudo, à facilidade e agilidade na absorção e conhecimento dos dados por parte do leitor e também às diversas maneiras de ilustrar e resumir as informações apresentadas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, dispõe de diversas publicações resultantes de coleta de dados e estudos realizados por esta instituição. Uma publicação interessante do IBGE diz respeito aos “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – 2015”. Por meio de tabelas, gráficos e mapas, essa publicação fornece subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País.

A partir da análise do texto, podemos inferir que os gráficos e as tabelas são instrumentos recorrentes no processo de organização administrativo de uma determinada empresa. Agora, você enquanto aluno do curso de administração, deve elaborar uma situação problema entre duas empresas diferentes que comprove a importância da utilização de tabelas e gráficos para a organização e acompanhamento dos processos e das rotinas administrativas das empresas. Sendo que uma das empresas utiliza esses e outros instrumentos tecnológicos e a outra organização utiliza o sistema manual para anotações e registros de sua rotina administrativa.

Respostas

respondido por: marcellaandradp7ld8c
5

Resposta:

A necessidade de medir o desempenho por meio de indicadores é crescente em todos os tipos de organizações.  

Em uma empresa A que utiliza o recurso de estatística, é possível identificar o crescimento ou queda dos resultados, seja por meio de tabelas com os objetivos a serem atingidos, ou mesmo nas estimativas e probabilidades sobre o futuro. É possível identificar “qual, quanto e como” investir nas áreas dentro da organização.

Cada empresa possui seu processo, sua hierarquia, suas metas, suas regras, sua missão, sua visão, seu modo de atuar, enfim, cada um aplicará as ferramentas estatísticas como lhe cabe e terá que trabalhá-la de maneira específica. Assim a estatística torna-se mais uma ferramenta para planejamento estratégico dentro da empresa, e com o auxílio de softwares se torna essencial em transformar números em soluções.

O uso da estatística na elaboração de metas estratégicas e o uso de indicadores de desempenho para melhorar os resultados empresariais.

Embora as empresas vejam o uso da estatística como algo importante, ainda há um conhecimento muito limitado e aplicação de poucas ferramentas estatísticas em algumas empresas. A maioria não possui especialista na área ou, que saiba operar em sistemas com dados estatísticos. Essas empresas (que chamaremos de empresa BCD ) passam por problemas e não conseguem muitas vezes identificá-los e resolvê-los.  

Os números são fortes aliados na identificação de problemas e fazem o gestor avaliar as áreas envolvidas a esse resultado, proporcionando assim uma interligação de dados qualitativos e quantitativos, encontrando possíveis soluções.

Enfim, diante das duas situações acima citadas, faz-se entender que a importância de utilizar cálculos da estatística como solução de problemas organizacionais está em permitir a visão da real situação da empresa. Quando se sabe como a empresa situa-se, facilita-se a análise de cada setor, bem como a interligação de ferramentas para auxiliar na identificação e resolução de problemas. Cada ferramenta possui sua importância, porém a junção delas com um vasto conhecimento adquirido através de experiências e também do restante das áreas tornam a tomada de decisão mais correta. Assim sendo, as ferramentas estatísticas permitem ao gestor a oportunidade do crescimento e desenvolvimento de sua empresa.

Explicação:

Perguntas similares