As origens do protestantismo remontam aos movimentos reformistas ocorridos na Europa entre os séculos XIV e XVI. Sobre a Reforma Protestante, é correto afirmar que
a) Martinho Lutero pregou a volta dos valores clássicos greco-romanos para combater a corrupção da Igreja.
b) as teses reformistas de Lutero tiveram apoio de setores da burguesia e da nobreza do Sacro Império Romano-Germânico, interessados em escapar da influência da Igreja.
c) a Reforma Protestante impediu o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que condenava radicalmente a usura.
d) na Inglaterra, a Reforma Protestante foi suprimida por meio da criação da Igreja Anglicana, resultante de um acordo entre Henrique VIII e o papa.
nayarammingues05:
A resposta certa é a letra B. A maioria das terras do Sacro Império pertencia à Igreja Católica. Nesse sentido, nobres e burgueses das regiões do império apoiaram o movimento reformista que culminou com o fim da dominação da Igreja Católica.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra B
Explicação:
EU SEI A RESPOSTA
respondido por:
3
A burguesia apoiou a Reforma Protestante, pois a Igreja Católica criticava o lucro, o acúmulo de capital e a usura que eram práticas econômicas benéficas para a burguesia. Os burgueses também tinham interesse na diminuição da cobrança de impostos por parte do clero. Os nobres tinham interesse em se apropriar das terras da Igreja e maior independência em relação à Igreja. Letra B está correta.
Reforma Protestante
A Reforma Protestante foi influenciada pelo Renascimento, que propagou o individualismo, antropocentrismo, desenvolvimento do senso crítico e críticas aos dogmas da Igreja Católica.
Características da Reforma Protestante
- Questionamento da autoridade papal.
- Livre interpretação da Bíblia.
- Salvação pela fé.
- Tradução da Bíblia para outros idiomas.
- Fim do celibato.
- Fim do culto às imagens.
- Apenas o batismo e a eucaristia foram os únicos sacramentos mantidos.
Leia mais sobre as Reformas Protestantes: https://brainly.com.br/tarefa/9383850
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás