• Matéria: Química
  • Autor: kauanym620
  • Perguntado 3 anos atrás

sobre a vida dos cientistas Mendel, Lamarck e Darwin com conclusão ​

Respostas

respondido por: anahhgamerr1020
0

Olá!

- Quem foi Lamarck?

Jean Baptiste Lamarck começou a estudar botânica e medicina em 1763 e logo se tornou um expert no assunto. Logo depois de lançar um livro sobre as plantas da frança, ele foi indicado para ser professor de invertebrados do Museu Nacional de História Natural.

Assim que recebeu a indicação, Lamarck não possuía conhecimentos no assunto. Com muito trabalho duro e estudo, ele se destacou no novo campo!

Aliás, ele não só se destacou, como foi o primeiro pesquisador a separar o filo dos artrópodes em crustáceos, aracnídeos, anelídeos e insetos, que antes eram agrupados todos juntos.

Lamarck lutou contra a pobreza e morreu em 28 de dezembro de 1829, cego, em um cemitério alugado.

- Lamarckismo: o que Lamarck acreditava?

Lamarck defendia a Lei do Uso e Desuso (ou Primeira Lei). Nela, as partes do corpo que não estivessem sendo usadas, desapareceriam gradualmente. Um exemplo? O apêndice humano.

Na Teoria dos Caracteres Adquiridos, Lamarck dizia que se um organismo tivesse a vontade ou a necessidade de mudar ao longo da vida, e mudasse para se adaptar ao ambiente, essas mudanças seriam transmitidas para a sua prole.

- Quem foi Darwin?

Antes de se tornar o evolucionista mais conhecido no mundo, Charles Darwin cursou medicina (ainda que não tenha concluído a graduação). Sem uma ocupação fixa, aos 22 anos, em 1831, Darwin ingressou em uma viagem a bordo do navio Beagle, como naturalista (apesar de não ter qualificação comprovada para isso).

Ao longo de 5 anos ele coletou rochas, fósseis e animais sempre que o navio fazia paradas. Seu material era enviado para a Inglaterra e, paralelamente às coletas realizados, Darwin escreveu um diário.

Darwin voltou da sua viagem tendo a certeza de que as espécies poderiam sofrer mudanças ao longo da vida. Após ler um livro de Thomas Malthus, onde o autor falava que as populações crescem geometricamente até que sejam impedidas, o seu interesse nesse assunto tornou-se ainda maior.

- O Darwinismo

Para Darwin, as mudanças de um indivíduo ao longo da vida não tinham relação com os seus desejos e vontades. Ele considerava que organismos de uma mesma espécie poderiam ser diferentes e que essas variações os ajudariam a sobreviver no ambiente em que vivem.

Se tomarmos os elefantes como exemplo novamente, os que possuíssem troncos longos sobreviveriam e se reproduziriam, transmitindo esses caracteres aos seus descendentes. Já os elefantes de tronco curto morreriam, sem transmitir este traço à prole. Darwin acreditava que a evolução ocorre sem qualquer tipo de plano, ao acaso.

Ou seja, o Darwinismo defendia dois conceitos importantes que estudamos hoje. O primeiro,  a ancestralidade comum, afirmava que todos os seres vivos compartilham um ancestral comum, em algum lugar do passado. O segundo, a seleção natural, diz que os indivíduos mais adaptados a um determinado ambiente possuem maiores chances de se reproduzir e sobreviver.

- O que Darwin e Lamarck tinham em comum?

Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

- Quem foi mendel?

Gregor Johann Mendel O.S.A.(Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro 1884) foi um biólogo, botânico, frade agostiniano da Igreja Católica e meteorologista austríaco. Durante sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Pflanzen-hybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas, e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial

- As leis de Mendel

No mosteiro onde vivia, Mendel realizou seus famosos estudos com ervilhas, os quais demoraram cerca de sete anos para serem concluídos.

Nos seus trabalhos, o pesquisador analisou sete características da planta: forma da semente, cor da semente, forma da vagem, cor da vagem, altura da planta, cor da flor, e posição da flor na planta. Mendel realizou cruzamentos e analisou os descendentes de maneira muito cuidadosa e seguindo critérios científicos. Também analisou matematicamente seus resultados, em uma época em que essa associação entre matemática e biologia não era comum.

Em sua época, não se tinha conhecimento de processos como meiose e mitose, DNA e cromossomos, e ele, no entanto, foi capaz de compreender que existiam fatores que garantiam a hereditariedade, mesmo sem conhecer tais processos. Mendel publicou seus trabalhos no ano de 1865, porém eles não foram imediatamente reconhecidos.

-Primeira lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores: cada caráter é determinado por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

-Segunda lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente: os fatores que determinam diferentes caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso.

Bons Estudos!

espero ter ajudado :)


anahhgamerr1020: poderia marcar como melhor resposta? por favor :(
Perguntas similares