Respostas
Resposta:
esporte enquanto representação da cultura sofre constantes transformações na busca de tornar-se mais espetacular e provocar múltiplas experiências e reações em seus praticantes e espectadores. Caracteriza - se como o conteúdo da Educação
Física manifestado nas escolas, nos clubes, academias, ruas, campos, rios e em qualquer ambiente natural ou construído. É reconhecido como provedor da formação humana, da educação e saúde, seja de maneira formal, através da transmissão de conhecimentos sistematizados, ou informalmente, como bem cultural que encanta a quem o pratica.
A Revolução Industrial ocorrida na Europa, entre os séculos XVIII e XIX gerou profundas transformações no esporte, configurando-o como o conhecemos hoje. A
Inglaterra foi a pioneira a aceita-lo e utiliza-lo como meio de educação. Com isso, embaixadores, administradores coloniais, missionários, comerciantes, marinheiros e colonos encarregaram-se de difundi-lo pelo mundo. No século XX, o esporte tornou-se uma atividade praticada em todo o mundo e se expandiu com uma rapidez que até agora não se observou em nenhum outro fato social.
Por definição, o esporte é orientado por regras e se desenvolve de forma lúdica, em forma de competição entre dois ou mais oponentes, ou contra a natureza, quando o objetivo é comparar desempenhos para designar-se um vencedor ou ainda registrar-se o um recorde, que será determinado pela habilidade e estratégia do participante.
Notadamente o esporte pode se manifestar na sociedade como esporte educacional (desenvolvido na escola), esporte de participação ou de lazer (opção pessoal) e esporte de rendimento (orientado por regras nacionais e internacionais).
Alguns autores também indicam o esporte social (voltado para a
Explicação:
desculpa se ficou grande