QUESTÃO 02 - Explique os motivos que levaram a adoção da escravidão negra no Brasil,
durante o período colonial.
QUESTÃO 03 - Descreva o processo de aquisição de pessoas a serem escravizadas no
continente africano, passando pelas formas de captura, travessia atlântica e revenda nos
mercados de escravos no Brasil.
Respostas
2.
A escravidão no Brasil não foi por um motivo racial, e sim por um caratér econômico, que gerava muito lucro para a coroa portuguesa. Mas, a escravidão já existia, na Grécia em que o escravo tinha função de trabalhar (esforço físico) para dar tempo dos intelectuais e filósofos estudarem (Ócio) .
Ou até mesmo na África que já existia, antes da chegada dos Portugueses, Etnias africanas escravizavam outras etnias africanas (Escravos de Guerra) .
Antes do Africano ser escravizado, vendido como mercadoria ou animais, os índigenas foram escravizados pela coroa portuguesa mas em 1570 a escravidão indigena foi proibida então para continuar com a economia e bom funcionamento da colônia brasileira, ocorreu a escravidão africana ultilizados na Atividade Açucareira.
3.
O tráfico era recorrente comprando-os, com cachaça, tabaco, pólvora que ocorria nos portos para outros portugueses, logo depois, eram transportados para os tumbeiros (nome denomidado pela frequências de mortes nessa viagem). Transportavam 300 a 500 escravos que ficavam presos no porão, desprovidos de luz, alimentação era feita uma vez por dia, e a higiene era quase inexistente.
ao chegar no Brasil: Os africanos eram vendidos por idade, sexo, e a origem, aspectos que interferem no preço desse escravo, sem falar nas condições quer eram submetidas, a maioria dos escravos estavam fracos, e abalados então dava-lhe comida, nos homens era passado óleo de baleia, tudo pra deixar o "produto" mais atraente.
espero ter ajudado