• Matéria: Português
  • Autor: anderson5381
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 3 Foucault, as Palavras e as Coisas "O jogo político também se decidirá sobre o plano linguístico, pois é no campo discursivo, apontando o real sentido dos termos, que a denúncia dos golpes contiguos, que tentam se seguir do golpe maior, deverá ser feita". Isso significa que: nos silenciar, uma vez que carregamos os efeitos da luta em nossos corpos. é preciso forjar o novo sentido da resistência, um novo vocabulário político que nasça das ruas e que não seja cooptada pela linguagem da homologação e da uniformização midiática. distorcer os sentidos das palavras e das coisas em consonância com a usurpação do poder, para uma uniformização da opinião. dar sentido às palavras e as coisas é um dos atos de resistências que vão tomar a voz do poder usurpador. o ato de desnudar o sentido que nossos termos escondem é uma oportunidade para reconstruirmos nosso léxico e nutrir a resistência. Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas. Salvar todas as resposta O Digite aqui para pesquisar 15°C N​

Respostas

respondido por: strongazedo
36

Resposta:

é preciso forjar o novo sentido da resistência, um novo vocabulário político que nasça das ruas e que não seja cooptada pela linguagem da homologação e da uniformização midiática.

Explicação:

respondido por: StephanyLopez
1

Na obra "As Palavras e as Coisas", Foucault demonstra que o poder não é somente exercido pelos meios políticos e de força, mas também é exercido por meio da linguagem. Portanto, a alternativa correta é a B: "é preciso forjar o novo sentido da resistência, um novo vocabulário político que nasça das ruas e que não seja cooptada pela linguagem da homologação e da uniformização midiática."

"As Palavras e as Coisas" de Michel Foucault

A obra "As palavras e as coisas" foi publicada pelo filósofo francês Michel Foucault em 1966. A obra trata sobre a descontinuidade da história e problematiza a noção de sujeito.

O trecho citado na questão menciona especificamente sobre a parte do livro em que Foucault discorre sobre o exercício do poder por meio da linguagem.

Isto é, os jogos políticos, como golpes de Estado, não são feitos somente por meio da força militar, mas também da manipulação dos discursos. Por isso, as bases da sociedade precisariam se atentar a isto e se desvencilhar dos discursos uniformizados e criar uma linguagem para a resistência.

Leia mais sobre Michel Foucault no link: https://brainly.com.br/tarefa/23289244

#SPJ2

Perguntas similares