Respostas
Resposta:
Ter um controle financeiro
Explicação:
Separar os gastos por categorias pode ajudar a entender quais são os gastos supérfluos e onde você está gastando mais dinheiro. Essa é a forma mais comum de fazer o controle dos seus gastos, mas uma dica é ir além das contas comuns.
Como organizar as suas finanças?
1) Livre-se das dívidas
Se você não tem dívidas, já está no caminho certo para controlar suas finanças pessoais. Mas se você possui, essa é a primeira coisa que você precisa resolver para ter um bom controle financeiro.
Contas atrasadas geram novos custos, devido aos juros que são cobrados, e tiram a possibilidade de poupar e de se programar melhor. Afinal, todo dinheiro que entra é direcionado para as contas a pagar e o principal objetivo passa a ser zerar a dívida.
Tentar renegociar ou parcelar a dívida podem ser medidas que ajudam a solucionar essa etapa.
2) Conheça sua renda
O segundo passo mais importante para fazer seu controle financeiro pessoal é conhecer sua renda real. Um erro clássico é pensar na sua renda como o valor do seu salário, sem levar em consideração todos os descontos de impostos, plano de saúde, vales e outros benefícios.
Por isso, você precisa ter em mente seu salário líquido, ou seja, o valor que você realmente recebe todos os meses, após os descontos. Essa é a sua renda.
Se você possui outros recebíveis mensais, como o aluguel de algum imóvel de sua propriedade, eles também entram na sua renda.
Mas se você recebeu o dinheiro da venda de algum bem, ou de qualquer outra natureza, que não irá se repetir fixamente, esse valor não deve ser considerado
parte da sua renda.
Pense neste valor como um “extra”, que pode ser poupado ou investido. Dessa forma, você evita aumentar seu custo fixo ou mesmo gastar com supérfluos só porque recebeu um dinheiro a mais.
3) Saiba qual é seu custo de vida
Ao pensar em contas a pagar, faça um pequeno exercício: liste todos os custos fixos que você possui, seja aqueles que possuem o mesmo valor todos os meses ou aqueles que possuem uma pequena variação. Por exemplo:
Aluguel
Luz
Água
Telefone
Internet
Qual é o valor médio de todas essas contas no mês? Esse é o seu custo de vida. Por isso, é importante calcular esse valor e tê-lo claro em sua mente, como uma parte da sua renda que já está comprometida mensalmente.
O valor restante é o que você tem disponível para outros custos variáveis do dia a dia, uma reserva financeira ou um investimento.
Espero ter ajudado