quais as características do Mercosul, para que serve, quem integra e qual a proposta do modelo proposto?
Respostas
Resposta: é uma união aduaneira, que resulta em vantagens competitivas para os países-membros. O bloco possui como características a especialização na produção de bens agrícolas, o livre trânsito de pessoas por meio de identificação e a busca pelo desenvolvimento econômico e social da região.
A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.
O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação.
Estados Partes
Argentina
Brasil
Paraguai
Uruguai
Venezuela
Estados Associados
Bolivia**
Chile
Colômbia
Equador
Guiana
Peru
Suriname
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
as suas metas básicas, que constam do artigo 1º do Tratado de Assunção, podem ser assim alinhadas:
3.1 - eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros;
3.2 - adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC);
3.3 - coordenação de políticas macroeconômicas;
3.4 - livre comércio de serviços;
3.5 - livre circulação de mão-de-obra; e
3.6 - livre circulação de capitais.