Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
Para realizar as operações quando os denominador são diferentes é necessário fazer o minimo multiplo comum (mmc), após achar o valor minimo multiplo comum, você deve dividir esse numero pelo denominador e multiplicar pelo numerador, da seguinte forma:
Resposta:
a)
b)
Explicação passo a passo:
Primeiro vamos comparar os sinais. Sabemos que "-" com "+" é "-", então, a equação ficará:
, após isso, temos que calcular o M.M.C. (Menor Múltiplo Comum) já que os denominadores são diferentes. Queremos eles iguais! entre os denominadores 7 e 3. Sabemos que 7 e 3 são números primos, logo, o M.M.C. deles será o seu produto: 21. A equação ficará da seguinte forma:
, para prosseguirmos, temos que dividir o novo denominador 21 pelos antigos denominadores e depois multiplicar pelo numerador:
21 : 7 = 3, 3 . 5 = 15;
21 : 3 = 7, 7 . 2 = 14.
Assim, a equação ficará da seguinte forma:
Agora que temos os denominadores iguais, calcularemos apenas os numeradores e repetiremos os denominadores!
Vamos fazer a b) da mesma maneira!
Primeiro, comparamos o sinal, sabemos que ele vai dar negativo... depois disso tiramos as frações dos parênteses, pois já não há necessidade deles (nem do "+" aparecendo do lado da fração).
Note que 3 e 2 são números primos, logo, o respectivo M.M.C. deles será o produto entre eles, no caso, 6. A fração ficará da seguinte forma:
Fazemos aquele mesmo processo de dividir "pelo do debaixo e multiplicar pelo de cima". Ah, e não esqueça de repetir o sinal!
6 : 3 = 2, 2 . 2 = 4;
6 : 2 = 3, 3 . 1 = 3.
Repetimos os denominadores e calculamos os numeradores:
Espero ter ajudado!