SOCIOLOGIA:
Cultura só pode existir no plural. Em uma comunidade há inúmeras culturas em movimento, em integração. Cada sujeito é uma síntese complexa da presença da diversidade cultural no mundo. Alguém pode ao mesmo tempo apreciar a culinária japonesa e nada saber de literatura oriental. O que ocorre é a mistura, a fusão, a confluência de saberes e modos de vida.
Durante muito tempo (e ainda hoje em diver- sos lugares), a cultura esteve associada a importantes teatros, óperas monumentais, literatura universal prestigiada, restaurantes caros, filmes com enredos compreensíveis apenas a uma parcela da população, museus de arte inacessíveis à maioria dos mortais. O sujeito culto era antes de mais nada um indivíduo endinheirado. Em contraste, era tido como inculto aquele que não pudesse frequentar programas culturais considerados sofisticados. Dessa noção distorcida, nasceram ideias como as de “cultura erudita” ou “cultura de elite”. Outras noções de cultura seriam “popular”, “massificada”, considerada por alguns como menor, insignificante.
A Sociologia nos ensina a ver a cultura como uma expansão das singularidades e do modo como as pessoas se relacionam. Por meio da cultura, os indivíduos e grupos sociais expõem sua visão de mundo. A cultura é fala e escrita, religião, música, comida, usos tecnológicos, práticas educacionais, voto político, manifestação de aprovação ou descontentamento.
Desde meados do século XX, a cultura vem se mundializando aceleradamente, levando para os cinco continentes o estilo de vida fabricado no capitalismo e esparramado pelo globo graças a comunicações e meios de transporte cada vez mais velozes. Assim, a cultura representa a diversidade da experiência humana. Por meio de manifestações populares, a cultura apresenta todo o seu valor, presente nas histórias em quadrinhos,nos causos versados no cordel, na poesia de rua, na dança das periferias, nos romances marginais e no humor. A cultura, enfim, está no ato de ler este livro de Sociologia e, a partir dele, reivindicar um lugar ao sol.
OBSERVAÇÃO: ALGUÉM PODE ME AJUDAR, POR FAVOR É URGENTE, QUEM PUDER ME AJUDAR, FICAREI MUITO AGRADECIDO E MARCAREI COMO A MELHOR RESPOSTA, POR FAVOR ME AJUDEM.
RESPONDA: O que significa dizer que a Cultura está em quase tudo?
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
grupos, ou pessoas, podem ter fortes valores baseados em crenças religiosas, enquanto outras prefiram a lógica do progresso científico para compreender o mundo. A diversidade cultural é um fato em nossa realidade globalizada, onde o contato entre o que consideramos familiar e o que consideramos estranho é comum. Ideias diferentes, comportamento, contato com línguas estrangeiras ou com a culinária de outras culturas tornou-se tão corriqueiro em nosso dia a dia que mal paramos para pensar no impacto que sofremos diariamente, seja na adoção de expressões de línguas estrangeiras ou na incorporação de alimentos exóticos em nossa rotina alimentar.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás