2 Maria Eduarda tem um casamento feliz, entre essa felicidade estão seus 12 filhos. E durante muitos anos ela começou a perceber uma condição externa em seus filhos que não estava presente em seu marido nem nela. Desconfiada de traição, consultou um geneticista. Qual a provável explicação que foi dada na herança desse caráter na sua família?
Respostas
Assumindo que de fato não houve a traição, por parte de um dos integrantes do casal, podemos concluir que o geneticista, informou a ela, que ambos são heterozigotos para aquela característica.
- Como assim ?
Na área da genética, existem características chamadas de dominantes, e outras características são chamadas de recessivas. As características dominantes, são aquelas que estão presente na maior parte da população, e que são determinadas por um alelo dominante, enquanto que as características recessivas são condicionadas por um alelo recessivo.
As dominantes, geralmente, são dadas por 2 genótipos, são eles :
Ao passo que uma característica recessiva, vai ser dada unicamente pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa).
Tendo esse conhecimento prévio, vamos resolver a questão.
Vamos trabalhar com duas características, uma dominante e outra recessiva.
Então vamos dizer que Maria Eduarda, assim como seu Marido são destros (possuem uma maior habilidade com a mão direita), entretanto, o casal começou a ter filhos canhotos (possuem uma maior habilidade com a mão esquerda), e então Maria Eduarda suspeitou de uma traição. Porém, o simples fato de o casal ser heterozigoto para essa característica, pode indicar a resolução do problema não ocorrendo, portanto, a traição.
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
C c
C CC Cc
c Cc cc
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (CC) e condicionam uma pessoa destra.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Cc) e condicionam uma pessoa destra.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (cc) e condicionam uma pessoa canhota.
Portanto, perceba que isso significa que a cada 4 descendentes, 1 possuirá uma característica recessiva (no caso hipotético da questão, o canhotismo), e assumindo que foi essa proporção que Maria Eduarda percebeu, não houve traição.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/39764801
Bons estudos e espero ter ajudado :)