SOCIOLOGIA:
A Cultura – sim, com “C” maiúsculo possui a pretensão de ser única e de se tornar um modelo ideal de civilização e progresso para toda a diversidade humana. Para um necessário contra ponto a essa ideia, é preciso que entendamos as culturas isso mesmo, com “c” minúsculo e no plural – como distintas em sua origem e, principalmente, em sua finalidade.
Se, portanto, de um lado, a Cultura se orienta para o universal, para o comum,as culturas, de outro, garantem a riqueza que está contida na diferença, sugerindo que haja aproximações e trocas de impressões, criações e valores.
No mundo globalizado, o cotidiano é invadido por situações e informações provenientes dos mais diversos lugares. Podemos, então, afirmar que há uma cultura “pura”? Até que ponto chegou o processo de mundialização da cultura?
Em seu livro Culturas híbridas, o antropólogo argentino Néstor García Canclini (1939-) analisa essas questões. Lançando um olhar sobre a história, ele observa que, até o século XVIII, as relações culturais ocorriam entre os grupos próximos, familiares e vizinhos, com poucos contatos externos. Os padrões culturais resultavam de tradições transmitidas oralmente e por meio de livros, quando alguém os tinha em casa, porque bibliotecas públicas ou mesmo escolares eram raras. Os valores nacionais eram quase uma abstração, pois praticamente não havia a consciência de uma escala tão ampla.
Já no século XIX e no início do século XX, cresceu a possibilidade de trocas culturais, pois houve um grande avanço nos meios de transporte, no sistema de correios, na telefonia, no rádio e no cinema. As pessoas passaram a ter contato com situações e culturas diferentes. As trocas culturais efetivadas a partir de então ampliaram as referências para avaliar o passado, o presente e o futuro. É nesses termos que a ideia de Cultura – aquela com inicial maiúscula – foi se rendendo à força das culturas, ao mesmo tempo singulares e diversas, apropriando-se de seus conteúdos e dando a elas novos formatos, novas finalidades.
A percepção do mundo, portanto, não mais se restringia ao local em que um indivíduo vivia. Tornou-se muito mais ampla, assim como as possibilidades culturais. A cultura nacional passou a ter determinada constituição e os valores e bens culturais de vários povos ou países cruzaram-se, com a consequente ampliação das influências recíprocas.
No decorrer do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cinema, a televisão e a internet tornaram-se instrumentos de trocas culturais intensas, e os contatos individuais e sociais passaram a ter não um, mas múltiplos pontos de origem – e inúmeras novas finalidades, a depender da comunidade cultural em questão.
OBSERVAÇÃO: ALGUÉM PODE ME AJUDAR, POR FAVOR É URGENTE, QUEM PUDER ME AJUDAR, FICAREI MUITO AGRADECIDO E MARCAREI COMO A MELHOR RESPOSTA, POR FAVOR ME AJUDEM.
RESPONDA: Explique com suas palavras a cultura com “C”, da cultura com “c”.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Explicação:
eu acho q isso q foi oq vc disse espero ter ajudado muito mesmo
mcsdredf:
TEM COMO VOCÊ ME AJUDAR EM OUTRAS TRÊS ATIVIDADES QUE É SOMENTE PARA VER VIDEO E FAZER UM RESUMO, SE VOCÊ ME AJUDAR FICAREI MUITO AGREDECIDO E MARCAREI CADA UMA DAS RESPOSTAS COM A MELHOR RESPOSTA E DAREI 5 ESTRELAS, POR FAVOR ME AJUDE ??W
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás