ORIGENS E SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS NA SOCIEDADE BRSILEIRA REDAÇÃO
Respostas
Resposta:
Desde os processos denominados "Revoluções Industriais" (séc.XVIII - XX), a sociedade passou a priorizar bens materiais e consumo em detrimento de valores humanos essenciais. Com isso, é possível afirmar que o ser humano deixou de valorizar boas relações e se tornou mais frio com o decorrer dos anos, tendo em vista que os relacionamentos abusivos passaram a ser um fator normal na realidade brasileira, por questões de frieza e falta de afetividade, impulsionadas muitas das vezes pelo machismo presente até os dias de hoje, e também da falta de proximidade das pessoas na sociedade contemporânea.
Nesse atual cenário, é possível notar que as relações passaram a ser, de certa forma, banalizadas e muita das vezes não valorizadas como deveriam, pois a variedade de entretenimentos passou a ser de longa escala. A sociedade contemporânea em si, é muito mais voltada para produtos como eletrodomésticos ou lazeres momentâneos do que relações de proximidade, causando um esquecimento desses fatores, e fazendo com que se gere uma certa frieza, resultando em relacionamentos nada saudáveis, e por muitas vezes abusivos.
Ademais, outro impasse muito preocupante é a questão da cultura do machismo que persiste até os dias de hoje no Brasil, e que resulta em comportamentos possessivos que violam os fatores de um bom relacionamento. As mulheres, em sua maioria, são as principais vítimas de abusos, sejam verbais ou físicos. Relações abusivas em sua grande parte vêm de frutos machistas impostos por companheiros que se sentem no direito de impor as suas vontades acima do bem-estar do relacionamento, resultando em agressões e até mesmo em certos casos, na morte, o que é inaceitável.
Levando-se a consideração dos aspectos mencionados, agências publicitárias com a ajuda de psicólogos e movimentos populares, como o movimento feminista, devem desenvolver campanhas e propagandas de cunho educacionais, para demonstrar a importância de uma relação saudável e quais os principais fatores que causam uma má relação na atual sociedade. Espera-se assim, que se atinja um máximo número de pessoas através da boa conscientização.
Explicação:
Feminicídio. Palavra ultimamente recorrente na mídia. Caracteriza um homicídio de uma mulher, só pelo fato de ser mulher. É uma das diversas formas de relacionamento abusivo no Brasil. Ja que nossa cultura é uma terra fértil para tais ignorancias.
Quando se fala desse tipo de relacionamento, logo vem à mente o gênero feminino; que sofre as consequências de viver em um pais patriarcal, além de praticante do machismo, que é encoberto e justificado pela nossa cultura. Expondo as mulheres a relações tóxicas e violentas psicologicamente, fisicamente e moralmente. Relações essas que não se detêm apenas a casais heterossexuais. Casais homoafetivo também estão propícios. Além de qualquer tupo de relação interpessoal.
Logo. É evidente que tais problemas sejam falhas socio-cultura, onde os praticantes só reproduzem aquilo que seu contexto os ensinou. Constatando-se uma tendência hereditária do problema. Falha também são as leis, posia se tornam redundantes, já que não há uma fiscalização forte e efetiva.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A longo prazo, a construção de indivíduos livres dos maus presseitos por meio da educação. Segundo o filósofo Emannuel kant, " o homem e aquilo que a educação faz dele". Sendo assim, o MEC ( ministério da educação) deverá introduzir uma carga horária obrigatória nas matérias de Artes e Sociologia dos ensinos fundamental e médio, paltando sempre problemas sociais. Além disso, criação de leis rígidas e sensatas contra tais crimes e, uma força fiscalizadora mais efetiva e rápida. Aumentando o efetivo de delegacias e, sobre tudo as das mulheres. Afim de criar um ambiente favorável e seguro a denúncias.