Categoria: Autor: 3º Bim - Língua Portuguesa - Aprofundamento temático (2ª série) Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica. (ENEM- 2017) PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ele apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. BOBBIP, N. ; MATTEUCCI, N. ; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado). De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados. Difusão do pensamento e das preferências das grandes massas. Imposição das ideias e posições de grupos específicos. Decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra. Identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
Respostas
respondido por:
0
As estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a: c) Imposição das ideias e posições de grupos específicos.
O texto apresenta uma propaganda e os recursos da mesma, de forma que a função da linguagem envolve a imposição de algumas ideias ao público-alvo.
É comum que as propagandas englobem o estabelecimento de elementos formadores de opinião do seu público, para a divulgação de ideias ou de produtos.
Através da argumentação presente nas propagandas é possível realizar influência nos consumidores, a partir da imposição de pensamentos.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás