• Matéria: Geografia
  • Autor: amanda43626
  • Perguntado 3 anos atrás

Descreva as fazes religiosas e profana do batuque no amapá? pfvvv é pra amanhã

Respostas

respondido por: mcavestrocorreia
0

Resposta:

O que é Batuque:

Festividade folclórica de origem africana presente em comunidades quilombolas do estado do Amapá (entre elas, Curiaú, Igarapé do Lago e Mazagão Velho). Ligado à religião católica apostólica romana, no batuque existe a face religiosa (onde Jesus e os santos da comunidade são venerados com missas, novenas, ladainhas rezadas em latim e procissões) e a face profana (almoços, bailes e festejos que incluem a dança do batuque).

A dança do batuque se assemelha ao marabaixo (também folclore africano do Amapá), ao tambor de crioula do Maranhão e ao jongo do Rio de Janeiro. As mulheres se vestem como as antigas escravas e dançam em círculos cantando versos que falam da escravidão, da religião católica ou de algum fato cotidiano. Os homens tocam os pandeiros e os "macacos" (tambores compridos) montados sobre eles.

O Marabaixo corresponde à oferenda lúdico-profana ofertada pelos promesseiros ao Divino Espírito Santo, à Santíssima Trindade e aos santos de devoção do catolicismo popular que resguardam suas comunidades: Santa Maria, São Sebastião, São José, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Neste contexto, parece existir uma relação de complementaridade entre a manifestação cultural e os elementos do catolicismo popular, uma vez que ambos dependem um do outro para juntos outorgar o sentido das festividades oferecidas às santidades de devoção.

Tendo em vista que as festividades sejam elas de caráter religioso ou profano são fatos sociais que possuem a função de promover a reunião e o reencontro entre pessoas aparentadas ou não, as festividades religiosas que contemplam o Marabaixo promovem circuitos de visitações e possibilitam a formação redes de sociabilidades que, no geral, podem resultar na criação e/ou reafirmação de alianças que afetam a organização social e política das comunidades e dos grupos.

Explicação:

Perguntas similares