O gerenciamento estratégico da qualidade em relação aos processos logísticos é de fundamental importância pra qualquer organização, indiferente do seu porte ou de sua atividade fim. A fim de garantir de que todos os processos relacionados à cadeia de suprimentos integrados ocorram de forma eficaz e que contribuam para um atendimento pleno e satisfatório do mercado consumidor.
Nesse contexto, por meio do gerenciamento dos níveis de qualidade, torna-se possível assegurar entregas mais rápidas, estoques suficientes para atender a demanda, porém, que não haja superdimensionamento dos níveis desses ativos e ainda, contribui substancialmente para a redução dos custos logísticos e, consequentemente, reduz também os custos organizacionais, fato esse que resulta à organização maior competitividade frete ao mercado onde atua e maior lucratividade.
Todavia, é bastante comum que muitas empresas posterguem ou até mesmo negligenciem a implantação de ferramentas da qualidade o que, na generalidade dos casos, acaba por resultar em perdas e prejuízos para a organização, tanto no curto, quanto no médio e longo prazo.
A falta ou ineficiência no gerenciamento da qualidade constitui um dos principais problemas de logística, sendo capaz de ocasionar demoras, perda de desempenho e gastos desnecessários. Tudo isso impacta na satisfação dos consumidores, reduzindo-a e provocando prejuízos para o negócio.
É importante ressaltar também que a gestão da qualidade contribui substancialmente para que as empresas possam parametrizar e identificar os níveis de excelência aceitos pela empresa nos fluxos de trabalho. São esses níveis que devem servir como diretrizes para os colaborares e gestores se basearem enquanto realizam suas atividades e para que também alcancem os resultados esperados pela organização.
Quando a gestão da qualidade é bem planejada e fundamentada em instrumentos de controle e monitoramento, é possível simplificar e melhorar processos logísticos, bem como contribuir para o aumento da produtividade. Isso demonstra que a gestão da qualidade não é mais opcional, tendo se tornado obrigatória para as empresas que desejam elevar seus resultados.
Na logística, graças a essas ferramentas que permitem medir e direcionar o andamento operacional, é possível demonstrar em quais etapas há necessidade de melhorias e quais os pontos passíveis de rupturas. Sem esses instrumentos e controles, fica impossibilitada a gestão e a obtenção de bons resultados.
Vale destacar que a gestão da qualidade tem grande importância não só na área operacional, mas também na coordenação, direção e controle de um empreendimento. Graças a ela, é possível gerar melhorias nos produtos e serviços, além de fortalecer o atendimento ao cliente com base em práticas de excelência.
Nesse contexto, uma das principais ferramentas amplamente utilizadas pelas empresas contemporâneas para uma gestão efetiva dos seus níveis de qualidade diz respeito a Metodologia MAMP (Método de Análise e Melhoria do Processo)>
Car@ Alun@, nesse sentido, por meio do seu material didático e de qualquer outro material que julgar pertinente, discorra sobre a Metodologia MAMP e suas etapas a fim de explicar como ela pode contribuir para que uma organização alcance níveis excelentes de qualidade no que tange às suas operações logísticas.
Respostas
Resposta:
- A falta ou ineficiência no gerenciamento da qualidade constitui um dos principais problemas de, sendo capaz de ocasionar demoras, perda de desempenho e gastos desnecessárias. Tudo isso impacta na satisfação dos consumidores, reduzindo-a e provocando prejuizo para o negócio
Explicação:
Resposta:
Sabemos que a MAMP é utilizada para o aumento de competitividade e agregação de valor das empresas para serem identificadas as variantes, tendo como base a lógica do ciclo PDCA.
Ainda lembrando que a falta ou ineficiência no gerenciamento da qualidade constitui um dos principais problemas, sendo capaz de ocasionar demoras, perda de desempenho e gastos desnecessárias. Tudo isso impacta na satisfação dos consumidores, reduzindo-a e provocando prejuízo para o negócio.
Quanto as etapas do MAMP envolvem: Mapeamento dos processos; Monitoramento dos processos e de seus resultados; Identificação e priorização de problemas e suas causas; Ações corretivas, preventivas e de melhoria; Sistema de documentação e procedimentos operacionais.
Adotar ou Definir um padrão para desempenho do processo, podendo escrever procedimentos e instruções de trabalho para garantir uma maneira uniforme de execução. Através dele a empresa encontra as soluções adequadas para os problemas. Sempre tendo em mente que o processo de aperfeiçoamento não pode parar.