O escritório de arquitetura onde você trabalha recebeu um pedido para executar o trabalho de paisagismo em um museu. O local é afastado da cidade, tem uma casa em estilo moderno e servirá para exposições internas e externas de arte contemporânea. Para completar o cenário, foi pedido que você use as referências do mais reconhecido paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx. Apresente as características de Burle Marx, relatando a razão por terem escolhido este autor como referência. Sugira 3 diretrizes que podem ser aplicadas no desenvolvimento deste projeto
Respostas
Resposta:
Burle Marx teve formação em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes, por isso, seus projetos de paisagismo eram comparados a pinturas. O autor fazia questão do uso de plantas nativas do Brasil, pregando o fim da "aparência europeia" dos jardins e parques nacionais e divulgando um espírito de brasilidade. Sua linguagem pode ser classificada como evolutiva e orgânica. É diretamente relacionado ao período modernista brasileiro, tendo participado de projetos de relevância como o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, Eixo Monumental de Brasília e Jardins do Aterro do Flamengo. Por apresentar a conexão entre a arquitetura modernista e o paisagismo, a referência é indicada para o desenvolvimento de um projeto paisagístico como o citado, que envolverá uma edificação de estilo moderno.
Seus desenhos de projetos lembravam obras abstratas, gerando uma identificação com os movimentos artísticos de vanguarda, como Concretismo, Construtivismo e a própria Arte Abstrata.
Explicação: