A definição de uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). O soluto, a fase dispersa, é aquele que está em menor quantidade. O solvente é o dispersante, é o composto que está em maior proporção. A concentração de uma solução é expressa entre a relação da quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou solução). Uma unidade típica de concentração, de acordo com o SI é a concentração molar, como por exemplo, em uma solução de Permanganato de Potássio (KMnO4) com 0,0100 M. Química Experimental. Thiago Baldasso de Godoi. Maringá-PR. : Unicesumar, 2019. 272 p. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto para o preparo da solução com a concentração supracitada.
Respostas
respondido por:
6
O procedimento correto para o preparo da solução com a concentração supracitada é:
- Misturar cerca de 240 mL de água destilada com 0,395 g de permanganato de potássio em um balão volumétrico de 250,0 mL.
- Agitar o balão e dissolver o permanganato de potássio.
- Adicionar água para completar o volume do balão de 250,0 mL.
- Agitar novamente para misturar.
Quando estamos num procedimento de laboratorio, o ideal é colocar inicialmente uma quantidade inferior de solvente para dissolver o soluto pra só depois, completar o volume do balão com o restante da solução.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás