• Matéria: História
  • Autor: elizaafernandes123
  • Perguntado 3 anos atrás

A charge demonstra a política imperialista do século XIX, em que a China como um alimento a ser repartido. Nela vemos, da esquerda para a direita: a rainha Vitória (Inglaterra), o kaiser Guilherme II (Alemanha), o czar Nicolau II (Rússia) e o imperador Mutsuhito (Japão), atrás a mulher representa a França e ao seu lado a reação chinesa na figura de um homem. A partir da análise da imagem, a característica do Imperialismo evidenciada é:​


shampoodegato: Faltou anexar a imagem

Respostas

respondido por: Fernando9100
3

Ao se analisar a imagem é possível constatar que a principal característica do imperialismo é a divisão de territórios na África e na Ásia com base nos interesses econômicos das grandes potências europeias desconsiderando-se totalmente a opinião ou características dos povos africanos e asiáticos.

A charge descrita no enunciado trata-se de uma gravura desenhada pelo artista Henri Meyer e publicada no ano de 1898 no periódico francês Le Petit Journal. O artista apresenta o território da China em formato de pizza e sendo alvo de disputa de suas fatias pelos governantes das grandes potências europeias e entre eles estava o Japão que despontava como uma potência na Ásia. Claramente o artista fazia críticas ao imperialismo praticado pelas potências europeias na África e Ásia, que desconsideravam milênios de história dos povos nativos, definindo fronteiras e zonas de exploração conforme seus interesses e acordos diplomáticos.


elizaafernandes123: Obrigada
Perguntas similares