Um indivíduo possui genótipo AaBBCcDdeeFf. Da autofecundação desse indivíduo qual a probabilidade de gerar um indivíduo com genótipo AabbCcDDEEFf?
Respostas
A probabilidade de um indivíduo com este genótipo gerar descendência de genótipo AabbCcDDEEFf é de 0%.
Para entender o porquê, comecemos por determinar os gâmetas que este indivíduo produz.
Sabendo que o seu genótipo é AaBBCcDdeeFf, e sabendo que cada gâmeta terá um alelo de cada gene, conclui-se que este indivíduo produz os gâmetas ABCDeF, ABCDef, ABCdeF, ABCdef, ABcDeF, ABcDef, ABcdeF, ABcdef, aBCDeF, aBCDef, aBCdeF, aBCdef, aBcDeF, aBcDef, aBcdeF, aBcdef.
Como podes ver, quando analisamos uma quantidade tão grande de genes, o número de gâmetas é enorme e torna-se impensável tentar criar um Xadrez Mendeliano para resolver este problema.
Mas será que precisamos mesmo de um Xadrez Mendeliano para resolver este problema?
Repara que o indivíduo da Geração Parental tem dois alelos dominantes para o gene B e dois alelos recessivos para o gene E.
A autofecundação deste indivíduo vai criar sempre descententes com dois alelos dominantes para o gene B e dois alelos recessivos para o gene E, uma vez que não há outro alelo destes genes a ser passado à geração seguinte.
Sabendo disto, podemos imediatamente concluir que é impossível a autofecundação de um indivíduo de genótipo AaBBCcDdeeFf originar descendentes de genótipo AabbCcDDEEFf, ou seja, a probabilidade é de 0%.
Para teres noção do tamanho do Xadrez Mendeliano deste problema, podes vê-lo no anexo abaixo.
Podes ver mais exercícios sobre Mendel e as suas leis em:
- https://brainly.com.br/tarefa/177565
- https://brainly.com.br/tarefa/13554173