Porque não é possível medir o potencial elétrico num ponto! Apenas a diferença de potencial entre dois pontos? Quanto calculamos o potencial V(r), estamos calculando o potencial em um ponto ou a diferença de potencial entre dois pontos? Justifique sua resposta
Respostas
O conceito de potencial, não necessariamente elétrico, remete à ideia de trabalho realizado para mover um corpo de um ponto a outro. De fato, o potencial é definido de forma geral da seguinte forma: Seja F(r) um campo vetorial conservativo, isto é, cujo valor da integral de linha entre dois pontos independe do caminho tomado. O potencial V(r) é a integral de linha do campo entre os pontos r e r'; representa o trabalho realizado para mover um corpo de massa (ou carga) unitário entre os pontos r' e r.
Entretanto, o ponto r' é um ponto de referência fixo; por isso denotamos V(r) em vez de, por exemplo, V(r' -> r) (que é uma notação válida, mas redundante); na verdade, a integral de linha representa a diferença
V(r) - V(r')
Mas, arbitrariamente, escolhemos V(r') = 0 para que r' seja o ponto de referência. Poderíamos, também, escolher um outro ponto de referência r'' para definir um potencial equivalente V'(r) desta forma, que obviamente satisfaz V'(r'') = 0:
V'(r) = V(r) - V(r'')
Na maioria dos casos, principalmente em distribuições de carga finitas, deixamos que r' represente um ponto muito distante ou, informalmente, "o infinito". Quanto à distribuições de carga infinitas ou em sistemas eletrodinâmicos, costumamos deixar claro o que significa V(r), geralmente especificando de antemão qual é o ponto r'. Sem um ponto de referência, a integral de linha do campo não teria significado!