Respostas
Resposta:
entre os principais exemplos de tipos de energias alternativas, estão: a energia solar, eólica, hidráulica (também chamada de hídrica ou hidrelétrica), geotérmica e ondomotriz para obtenção de energia elétrica e, como substitutos de combustíveis fósseis, os biocombustíveis de origem vegetal.
Resposta:
No Brasil, as energias alternativas têm sido usadas há muito tempo, correspondendo a quase 84% de toda a matriz energética, porém, no mundo, a situação é outra: apenas 14% da matriz energética mundial é composta por fontes de energia alternativas.
Entenda o que são as energias alternativas, suas fontes e a importância do uso de energias alternativas no Brasil e no mundo.
O que são as fontes alternativas de energia?
As fontes alternativas de energia são matérias-primas produtoras de energia que, diferentemente das energias convencionais, não utilizam derivados de petróleo e outros combustíveis fósseis para geração de energia.
Fontes de energia alternativas para geração de energia elétrica são: energia solar (Sol), eólica (ventos), maremotriz (maré), hídrica (força das águas) e geotérmica (calor interno da Terra), enquanto o etanol e o biodiesel são fontes alternativas a combustíveis, como o gás natural, petróleo e carvão.
Quais são as fontes alternativas de energia?
Exemplos de fontes de energia alternativas são: a energia solar (Sol), energia eólica (vento), energia maremotriz (maré), energia ondomotriz (ondas do mar), energia hídrica (água), energia geotérmica (calor interno da Terra), energia nuclear (núcleos atômicos) e biocombustíveis (etanol e biodiesel).
Veja todas as fontes de energia alternativas:
Energia solar: A luz do Sol como fonte de energia
Energia eólica: A força dos ventos para geração de energia
Energia hídrica, Hidráulica ou Hidrelétrica: Utilização da água para geração de eletricidade
Energia geotérmica: O calor interno da terra é usado como fonte de energia
Energia maremotriz: A força das marés gera energia
Energia ondomotriz: A força das ondas como fonte de energia
Energia nuclear: Transformação de núcleos atômicos em energia
Energia da biomassa: Utiliza materiais orgânicos para geração de energia
O que são energias alternativas?
Energias alternativas são aquelas que substituem as energias convencionais (que utilizam combustíveis fósseis), gerando menor impacto ambiental, principalmente em relação às emissões de dióxido de carbono (maior responsável pelo aquecimento global).
RESPOSTA PRINCIPAL= Entre os principais exemplos de tipos de energias alternativas, estão: a energia solar, eólica, hidráulica (também chamada de hídrica ou hidrelétrica), geotérmica e ondomotriz para obtenção de energia elétrica e, como substitutos de combustíveis fósseis, os biocombustíveis de origem vegetal.
Quais são os tipos de energia alternativa?
Os tipos de energia alternativa são: energia solar, eólica, hídrica, maremotriz, ondomotriz, geotérmica, nuclear e a energia proveniente da biomassa.
Como funcionam as fontes alternativas de energia?
As fontes de energia alternativas funcionam de maneira variada, dependendo da matéria-prima que está sendo utilizada, como, por exemplo, a energia solar, que capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica, ou a biomassa, que pode ser usada como substituta ao petróleo.
Existem, por exemplo, fontes de energia que usam o calor da Terra ou a força do movimento das ondas. Essas são chamadas de energia geotérmica e ondomotriz, respectivamente.
Por não utilizarem combustíveis fósseis, a captação desses tipos de energia pode se dar por meio de processos mais elaborados. Abaixo, explicaremos como funcionam as fontes alternativas de energia e quais são elas.
Explicação:
bons estudos!❤