1) O que é socionomia? Como a influência alheia pode prejudicar a vida de alguém?
2) O homem e a mulher são seres sociais e políticos. Por que?
3) Quais as principais etapas da formação da consciência moral, segundo Jean Piaget?
4) O que é liberdade, e para que ela serve?
5) É importante desde jovem uma pessoa ser responsável? Por que? Justifique sua resposta.
6) Para que serve uma lei? Dê 03 exemplos de leis que 'funcionam' na sociedade.
7) Por que a Autonomia é a etapa da consciência moral mais importante que as demais?
8) Você se acha uma pessoa 'consciente dos fatos da realidade, que encontra-se envolvido e responsável? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
1) Socionomia: Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias.
Como a influência alheia pode prejudicar a vida de alguém?
Muitas pessoas se importam muito com o que os outros pensam sobre. E isso pode prejudicar muito por que isso pode levar a problemas pcicológicos ou suícidio.
2) Porque tanto o homem como a mulher vivem em sociedade, precisam dessa convivência para se desenvolver, o ser humano não foi criado para viver isolados, mas ele necessita do relacionamento com outros, um exemplo claro disso podemos ver no filme O Náufrago com Tom Hanks, onde ele fica só em uma ilha e faz um desenho de um rosto em uma bola e poe nome de uma pessoa para ter com quem conversar, para não se sentir só naquela ilha, ele mostra a necessidade que temos de ter alguém com quem se relacionar, que a humanidade se vive e se desenvolve através da socialização.
3) 6 Etapas da formação da consciência - Piaget
Atitudes: Cooperação, amor, respeito mútuo, afetividade, livre-arbítrio, democracia, reciprocidade, lei da causa e efeito. É a etapa mais elevada do comportamento moral. Nessa fase a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
4) Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.
5) Porque pessoas responsáveis não adotam um comportamento porque ele é certo, adota porque ele faz bem para suas vidas. A responsabilidade nos traz a consciência de que é preciso assumir a culpa pelos nossos fracassos e não apontar o dedo para outras pessoas sempre que algo de errado acontece.
6) Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.
7) A autonomia que almejamos para nossas crianças e nossos jovens vai muito além da habilidade de fazer algo sozinho, ter independência. O sentido de autonomia que defendemos é o de instrumentalizar nosso aluno para ele “querer fazer o que é certo”, porque agir corretamente o faz se sentir bem como pessoa.
Explicação:
espero ter ajudado <33