Respostas
Resposta:
física vetorial que é definida pelo produto entre a massa, em quilogramas, e a velocidade, em metros por segundo. Trata-se de uma das mais importantes grandezas da Dinâmica por relacionar-se com outras grandezas, tais como força, impulso e energia cinética. A quantidade de movimento, que também é conhecida como momento linear, é dimensionalmente igual à grandeza impulso, cuja unidade de medida é o kg.m/s ou ainda N.s.
Tais grandezas são relacionadas entre si pela 2ª lei de Newton, que estabelece que a força resultante sobre um corpo causa uma variação na quantidade de movimento durante certo intervalo de tempo. Além disso, de acordo com o princípio de conservação da quantidade de movimento, dizemos que, em sistemas que não apresentem quaisquer forças dissipativas, como a força de atrito, a quantidade de movimento total deve ser mantida.
O pêndulo de Newton é utilizado para demonstrar a transferência da quantidade de movimento.
Fórmulas da quantidade de movimento
A fórmula da quantidade de movimento define que a massa multiplicada pela velocidade equivale ao momento linear do corpo.
Q – quantidade de movimento ou momento linear (kg.m/s)
m – massa (kg)
v – velocidade (m/s)
Uma vez que a quantidade de movimento é definida a partir das leis da mecânica newtoniana, a fórmula que relaciona força resultante com a mudança na quantidade de movimento é a seguinte:
ΔQ – variação da quantidade de movimento
QF e Qi – quantidades de movimento inicial e final
Δt – intervalo de tempo (s)
F – força resultante (N)
A partir da fórmula mostrada acima, pode-se perceber que o vetor da variação da quantidade de movimento (ΔQ) tem o mesmo sentido que o vetor força resultante (FR). Portanto, quando um corpo estiver sujeito a uma força resultante não nula, sua quantidade de movimento sofrerá uma variação na mesma direção e sentido da força resultante.
Finalmente, a energia cinética também pode ser escrita em termos da quantidade de movimento. Essa representação da energia cinética indica que essa energia pode ser escrita como a razão entre o quadrado da quantidade de movimento e a massa do corpo, multiplicada por 2. Veja:
EC – energia cinética (J)
Veja também: Como resolver exercícios sobre as leis de Newton?
Conservação da quantidade de movimento
A conservação da quantidade de movimento é um dos mais importantes princípios da Física. De acordo com esse princípio, na ausência de forças dissipativas, a quantidade de movimento total de um sistema deve manter-se constante. Isso indica que, em situações em que ocorrem colisões, por exemplo, o produto da massa pela velocidade dos corpos deve ser igual antes e após o contato entre eles – nestes casos, dizemos que a colisão foi perfeitamente elástica.
Bom estudos !!!!!!