TEXTO
O país distorcido o Brasil, a globalização e a cidadania "Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização." SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania.
Atividade
1-Redija um texto discutindo esta grande contradição da nossa sociedade: a globalização promoveu um grande intercâmbio de povos e experiências culturais, mas a intolerância e a xenofobia crescem em vários países, principalmente na Europa e Estados Unidos.
(se você não sabe responder não responda por favor )
Respostas
➖A Globalização promoveu um grande intercâmbio de povos e experiências culturais devido às classes econômicas e social, além de sotaque religiões e culturas. Isso tudo contribui de uma forma positiva na sociedade, construindo um elo de globalização e um grande processo migratório.
➖Os pontos positivos são em relação ao meios de transportes de comunicação e o desenvolvimento no meio turistico do país.
➖Mas por outro lado existe a intolerância a xenofobia ( medo) onde isso vem crescendo a cada dia nos países, esse preconceito ( racismo) é causado por um desenvolvimento racial, social, econômico e cultural.
➖Isso ocorre principalmente onde o número de imigrantes é bem maior do que o normal e quando os nativos não aceitam esses imigrantes em seu país.
➖A xenofobia acontece principalmente em países da Europa, pois estão mais desenvolvidos economicamente, onde são países ricos.
➖Os nativos acusam os imigrantes pelo desemprego e principalmente pelo aumento do número da crimilidade.
➖Na Europa por exemplo esses grupos xenófobos são chamado de Skinheads e Neonazistas na Alemanha .
➖Nos Estados Unidos por exemplo: os negros são chamado de lixos, e são bem inferiores aos brancos.
➖No Brasil também existe o problema da xenofobia principalmente com o povo nordestino que são chamados de cabeça chata, paraíbas ou baianos.
➖Quem pratica a xenofobia deve estar bem ciente que isso é crime de ódio e que cabe punição criminal. Além disso essas pessoas são bem desinformadas sobre os imigrantes por toda a história da economia do país, seu desenvolvimento de reestruturação do seu território e país.
Conclusão:
Assim podemos entender que: A Xenofobia é todo o comportamento contrário e negativo ao estrangeirismo, retirando do imigrantes todos os seus direitos humanos e fundamentais para a sua própria sobrevivência e bem estar.
Continue estudando mais sobre esse assunto em...
1- O que é Xenofobia?
https://brainly.com.br/tarefa/5405411
Bons estudos...
Gratidão: ojosnegros ❣