• Matéria: Matemática
  • Autor: deigoasf
  • Perguntado 3 anos atrás

As pessoas que praticam mergulho com imersão profunda, com garrafas de oxigênio ou com escafandro, estão sujeitas ao risco de um certo número de lesões, sendo a maioria delas causadas por alterações de pressão. Esses distúrbios também podem afetar pessoas que trabalham em túneis subaquáticos ou em habitáculos pneumatizados (como os cubículos impermeáveis utilizados para o trabalho de construção). Essas estruturas contêm ar à elevada pressão para evitar que a água entre dentro delas. A pressão elevada debaixo da água, é diretamente proporcional a profunidade que o mergulhador está, ou seja, quanto mais profundo for o mergulho, maior será a pressão que se deve ao peso do volume da água que se encontra por cima, do mesmo modo que a pressão atmosférica (barométrica) em terra firme é causada pelo peso do ar que se encontra por cima. Ao mergulhar, a pressão é medida em unidades de profundidade (metros) ou em unidades de pressão absoluta (atmosferas).


​Disponível em: Acesso em: janeiro. 2021. (adaptado).


Sobre a questão do mergulho, observe o gráfico a seguir que relaciona a variação da pressão atmosférica e o tempo de descompressão para o retorno a superfície.

Alternativas
Alternativa 1:
A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas indiretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão diminui, o tempo da descompressão diminui.

Alternativa 2:
A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas diretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão aumenta, o tempo da descompressão diminui.

Alternativa 3:
A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas indiretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão aumenta, o tempo da descompressão aumenta.

Alternativa 4:
A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas diretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão aumenta, o tempo da descompressão também aumenta.

Alternativa 5:
A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas que não se relacionam entre si, pois a pressão exercida sobre a pessoa em um mergulho, não é alterada pela profundidade do mergulho.

Anexos:

Respostas

respondido por: cgrcarvalho
11

Resposta:

Alternativa 4.

Explicação passo a passo:

Observando o gráfico, podemos perceber que a variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas diretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão aumenta, o tempo da descompressão também aumenta.

respondido por: mvdac
0

Sobre a questão do mergulho, está correta a Alternativa 4: A variação da pressão e o tempo para descompressão são grandezas diretamente proporcionais, pois enquanto a variação da pressão aumenta, o tempo da descompressão também aumenta.

Essa é uma atividade sobre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.

Grandezas são referenciais que servem para universalizar medidas e possibilitar comparações. Na atividade apresentada, por exemplo, as grandezas são o tempo (em min = minutos) e a pressão (em kPa = quilopascal).

Duas grandezas são inversamente proporcionais se o crescimento de uma implica no decréscimo de outra de modo proporcional, e vice versa. Já as grandezas diretamente proporcionais são aquelas em que o crescimento/decrescimento de uma implica no crescimento/decrescimento da outra proporcionalmente.  

Sendo assim, observando o gráfico notamos que, nesse caso, o tempo e a pressão são grandezas diretamente proporcionais, uma vez que o aumento do tempo gera o aumento da pressão. Desse modo, a alternativa correta é a Alternativa 4.

Aprenda mais:

https://brainly.com.br/tarefa/39230114

Anexos:
Perguntas similares