A organização espacial das cidades latino-americanas foi influenciada pelo estabelecimento das primeiras colônias no litoral. O desenvolvimento da malha urbana no decorrer dos séculos também foi influenciado por outros fatores. Nesse contexto, assinale a alternativa correta: A. A organização territorial das cidades latino-americanas foi realizada de forma bem pensada desde a implantação das colônias, o que se reflete no funcionamento das cidades atuais. B. As cidades latino-americanas foram concebidas de forma planejada e elaborada, a partir dos interesses da população. C. A organização espacial latino-americana privilegiou, em primeiro lugar, a circulação de pessoas, para que estas se deslocassem de forma rápida para trabalhar e consumir mais mercadorias. D. As cidades latino-americanas foram organizadas de modo não aleatório, privilegiando os interesses econômicos e sociais na maneira como o espaço geográfico deveria ser utilizado. E. A organização do espaço urbano latino-americano favorecia a circulação de bens e serviços, mas não foi capaz de reduzir as barreiras físicas
Respostas
A alternativa correta sobre a organização das cidades urbanas na América Latina é a D.
As cidades da América Latina foram formadas a partir das colônias, que se instalaram inicialmente no litoral.
A partir disso, as outras cidades e construções foram se agrupando, inclusive sendo necessárias diversas reformas posteriores para alargar vias, embelezar as cidades, indicando que a forma que a cidade foi organizada não era a melhor para a época.
Resposta:
D.
As cidades latino-americanas foram organizadas de modo não aleatório, privilegiando os interesses econômicos e sociais na maneira como o espaço geográfico deveria ser utilizado.
Explicação:
A organização territorial das cidades latino-americanas foi pensada de maneira consciente para atender aos interesses políticos e econômicos. Apesar da desorganização e da desigualdade das formas de uso do espaço geográfico, a organização espacial das cidades era pensada para favorecer a circulação, de forma mais simples e ampliada, de capitais, bens e serviços gerados pela iniciativa privada. A organização espacial também promoveu diminuição das barreiras físicas, reduzindo os custos e aumentando a produtividade e a lucratividade.