Respostas
Resposta:
Dois objetos matemáticos de qualquer natureza podem relacionar-se de diferentes formas. Quando estão no espaço, a quantidade de pontos de encontro entre eles e o modo como estão dispostos é o que chamamos de posição relativa. Quando esses objetos são uma reta e um plano, a análise de suas posições, tomando um dos dois como referência, é o que chamamos de posição relativa entre reta e plano.
Tanto reta quanto plano são objetos primitivos. Isso porque não é possível defini-los de forma satisfatória: sabemos que eles existem e imaginamos seus formatos. Assim, reta é um conjunto de pontos (outro objeto de noção primitiva) no plano, e plano é um conjunto de retas ou de pontos no espaço.
Planos e retas paralelos
Dizemos que uma reta é paralela a um plano quando não existe ponto de encontro entre os dois. A representação dessa situação é dada por uma parte do plano e da reta, uma vez que ambos são infinitos.
Exemplo de reta paralela ao plano
Exemplo de reta paralela ao plano
Um resultado importante que pode ser extraído dessa definição é o seguinte: Se uma reta r é paralela a uma reta s e a reta s está totalmente contida em um plano, então, esse plano é paralelo à reta r.
Planos e retas concorrentes
Dizemos que uma reta é concorrente ou secante a um plano quando existe apenas um ponto de intersecção, isto é, quando a reta toca o plano em apenas um ponto.
Reta e plano que possuem apenas um ponto em comum
Reta e plano que possuem apenas um ponto em comum
Tomando uma reta concorrente a um plano que o toca no ponto L, dizemos que a reta é perpendicular ao plano se for perpendicular a todas as retas desse plano que passam por L.
Exemplo de reta perpendicular a todas as retas que passam pelo ponto L
Exemplo de reta perpendicular a todas as retas que passam pelo ponto L
Plano que contém a reta
Dizemos que o plano contém a reta ou que a reta está contida no plano quando todos os pontos da reta também são pontos desse plano.
Exemplo de reta em que todos os pontos pertencem a um plano
Exemplo de reta em que todos os pontos pertencem a um plano
Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva
Compartilhe esse conteúdo
Artigos Relacionados
Axiomas e Postulados
Ponto, Reta, Plano, Axiomas, Postulados, Dois pontos formam uma reta, Em um ponto passam infinitas retas, Cadeira tripé, Relação de pertinência, Relação de inclusão, Semi-reta
Conhecendo os Elementos de um Polígono
Clique aqui e aprenda a identificar quais são os elementos de um polígono!
Paralelismo
Clique para aprender o que é paralelismo e as propriedades mais importantes relacionadas com essa posição relativa entre retas e planos.
Perpendicularidade
Posições relativas, Posição relativa entre duas retas, Retas paralelas, Retas coincidentes, Reta paralela ao plano, Reta contida no plano, Retas e planos secantes ou concorrentes, Planos paralelos, Planos secantes, Planos coincidentes, perpendicularidade entre retas e planos.
Posição relativa entre uma reta e uma circunferência
Clique para aprender a posição relativa entre uma reta e uma circunferência e conheça também algumas de suas propriedades.
Posições relativas
As posições relativas correspondem a posições entre retas e planos no espaço. Saiba mais aqui!
Posições relativas de duas retas
Retas, retas paralelas, retas concorrentes, o que são retas paralelas, o que são retas concorrentes, Posições relativas de duas retas, coeficiente angular de retas paralelas, coeficiente angular de retas concorrentes.
Projeções ortogonais
Clique para conferir o que são projeções ortogonais sobre o plano, os casos mais básicos dessas projeções e uma questão do Enem sobre o assunto.
Retas
Confira as principais ideias que envolvem retas e algumas propriedades básicas dessa figura geométrica!
Retas perpendiculares
coeficiente angular, Retas perpendiculares, coeficiente angular de retas perpendiculares, condição de existência de retas perpendiculares, tangente, ângulo de inclinação.
Área do triângulo
Calculando a área de um triângulo no plano cartesiano utilizando os conceitos de geometria analítica.
BIOLOGIA
Sustentabilidade, degradação ambiental e a responsabilidade humana
Queimadas e incêndios florestais, desmatamento intenso para a atividade agropecuária e avanço cada vez maior das áreas urbanas têm gerado uma situação de degradação ambiental com prejuízos possivelmente irreversíveis. O planeta tem dado sinais de desgaste ambiental e cada vez mais fica evidente que devemos buscar um modo de vida sustentável. As discussões sobre isso são urgentes para um mundo cada vez mais devastado pelo ser humano.
Explicação passo-a-passo:
tenha uma boa noite