São elementos básicos para medição do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH.
A) Renda, saúde e educação.
B) Renda, natalidade e mortalidade.
C) Saúde, natalidade e educação.
D) Educação , mortalidade e lazer.
Respostas
Resposta:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mensura o grau de desenvolvimento humano dos países a partir de aspectos como educação, renda e saúde. Trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para avaliar todas as nações que são membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
Resposta:
Letra a)
Explicação:
Educação
No critério educação é levado em consideração o tempo médio de estudo de uma população. Portanto, quanto maior for o tempo de permanência das crianças e adolescentes na escola, maior as possibilidade de um país ser desenvolvido.
Esse aspecto mostra também a importância ou não que os governantes dão à educação e, consequentemente, ao futuro de seu país por meio das políticas públicas de incentivo ao estudo, como campanhas e ações para a redução das taxas de repetência e evasão escolar.
Saúde
A saúde é outro critério avaliado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesse sentido, é analisada a taxa de expectativa de vida da população, que é influenciada pelo facilidade ou não de acesso aos recursos médicos, bem como tratamentos e outras questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida.
Se a taxa de expectativa de vida de um país é alta, isso significa que as condições de vida de seus habitantes são boas, que o fornecimento de medicamentos é adequado, que são realizadas campanhas de vacinação, de pré-natal e que a população é bem orientada em relação aos cuidados com a saúde.
Renda
O IDH também analisa a distribuição de renda dos países a partir do cálculo do valor médio de rendimento de um país, com base na média do Produto Interno Bruto – soma de bens e serviços produzidos em determinado período – dividido pelo número de habitantes.
Bons estudos
Dessa forma, nesse critério são avaliados o nível de consumo, poder aquisitivo e taxa de desemprego.