Respostas
Resposta:
Não se pode olvidar que, quando o assunto é "deus mitológico", quase que automaticamente pensamos na Grécia e em sua riquíssima cultura.
Entretanto, o que poucas pessoas conhecem é a cultura que existe por detrás da história dos nossos próprios conterrâneos, os povos indígenas brasileiros, com suas tradições, línguas, reivindicações e saberes.
Além dos Tupis e dos Guaranis, os Ianomâmis, Araras e dezenas de outros povos também carregam uma profunda ligação com as forças da natureza, que estão ligadas às suas crenças em divindades cultuadas desde os primórdios dessas civilizações. Tal legado permanece vivo até hoje dentre os mais de 450 mil indígenas que vivem no Brasil. Vale a pena conhecer um pouquinho dessas importantes entidades e o que elas representam dentro do universo que com elas resiste.
A título de exemplo, vejamos o Mito de Guaraci:
Irmão e marido de Jaci, Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou o pai Tupã a criar todos os seres vivos. Existe um ritual no qual as mulheres rezam para os seus companheiros que saem para caçar na passagem do dia para a noite, que seria o momento em que Jaci e Guaraci se encontram para abençoar essa união.
Com certeza, há também muito da nossa cultura a ser descoberto e apreciado.
Explicação: