• Matéria: História
  • Autor: annabeatrizs2807
  • Perguntado 3 anos atrás

a guerra do Paraguai foi um importante conflito da América do Sul sua grande motivação foram os interesses do controle da Bacia do rio Prata pelo Paraguai o quê confrontava os interesses de outros países do continente como Brasil Argentina e Uruguai por essa região está relacionada à:
a: buscar pela legitimação do poder de um território
b: criação de novas colônias
c: facilitação do tráfico de escravos
d: luta para impedir a formação de um estado independente

Respostas

respondido por: wesleyboreli
2

Resposta:

Letra A.

Explicação:

Se te ajudou aproveita e coloca como Melhor Resposta por favor!

respondido por: VKZinOF
2

Resposta:

A Guerra do Paraguai foi o maior confronto da história da América do Sul e foi travado desde finais de 1864 até 1870. Essa guerra mobilizou Brasil, Argentina e Uruguai em aliança contra o Paraguai por questões de interesse político, territorial e econômico na região da bacia platina. O saldo desse conflito foi desastroso de diferentes maneiras para os lados envolvidos: o Brasil saiu com sua economia em crise e com alto endividamento e o Paraguai foi arrasado pela guerra.

Debates historiográficos: a Guerra do Paraguai pelos historiadores

A Guerra do Paraguai é um dos assuntos de maior complexidade e que gerou grande polêmica dentro da historiografia. Atualmente, a compreensão que se tem dessa guerra é completamente diferente da que existia em meados da década de 1990. A nova compreensão sobre esse conflito decorreu de estudos recentes realizados por historiadores paraguaios e brasileiros que tiveram acesso a uma ampla documentação, até então não analisada.

Ao longo do tempo, três interpretações (os historiadores chamam isso de historiografia) acerca do conflito popularizaram-se em diferentes momentos no Brasil, e a atual é a mais completa delas. As diferentes historiografias a respeito dessa guerra são a tradicional, a revisionista e a pós-revisionista ou nova historiografia.

A historiografia tradicional apontava a guerra única e exclusivamente como resultado da megalomania de Solano López, ditador do Paraguai, e desconsiderava uma série de eventos relevantes no contexto geopolítico da bacia platina. Essa historiografia foi muito comum no Brasil no início do século XX até a década de 1960, aproximadamente.

A historiografia revisionista foi muito conhecida no Brasil na década de 1960 até meados da década de 1990. Segundo essa historiografia, o Paraguai era um modelo de desenvolvimento autóctone (nativo) e único na bacia do Prata. Isso desagradaria à Inglaterra, que, para sujeitar o Paraguai ao capitalismo inglês, manipulou Brasil e Argentina para que guerreassem e destruíssem o modelo econômico do Paraguai.

Hoje essa historiografia é considera pelos historiadores como ultrapassada e imprecisa, pois ignora diversos fatos do contexto platino e é muito criticada por não possuir comprovação documental. Os novos estudos foram realizados de maneira pioneira por historiadores paraguaios e brasileiros, entre os quais se destacam Juan Carlos Herken Krauer, Maria Isabel Gimenez de Herken, Ricardo Salles e Francisco Doratioto.

Espero ter ajudado! ;) Dá como melhor resposta aí

Explicação:

Perguntas similares