Segundo os pressupostos teóricos de Wallon, uma forma de se perceber o ser humano é em sua integralidade, como uma pessoa integral, global. Esse teórico dedicou-se a conhecer o desenvolvimento infantil, a trajetória do desenvolvimento do psiquismo e a capacidade de aprender das crianças. Afirma que é impossível dissociar os fatores orgânico e biológico dos fatores sociais no desenvolvimento do ser humano e destaca que o ser humano é um ser completo: evidenciando que há uma interdependência entre os fatores afetivo, cognitivo e motor e que tais fatores interagem de forma integrada, propiciando o desenvolvimento pleno do ser humano. Em relação aos conceitos presentes em seus estudos, é INCORRETO afirmar que:
O desenvolvimento dependerá das condições do desenvolvimento do psiquismo do sujeito como também das condições desfavoráveis que o meio lhe proporcionará.
É preciso determinar o desenvolvimento humano, tanto quanto ao aspecto da aprendizagem ou quanto à formação de sua personalidade.
A criança dispensa um grande esforço, tanto afetivo quanto cognitivo e motor, pois corpo e mente trabalham juntos para apreender as novas aprendizagens, e durante esta inter-relação (reelaboração), a criança revela seu “esforço” por meio do movimento do seu tônus muscular ou da motricidade.
A passagem de um ao outro estágio não é uma simples ampliação, mas uma reformulação. Não sendo uma sobreposição ou a justaposição entre os conhecimentos anteriores e os atuais. Exige uma reestruturação, uma reelaboração do pensamento.
O ritmo determinado às etapas de desenvolvimento não é contínuo e poderá ser marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, dependendo das condições dos fatores orgânicos e sociais que a criança vivencia.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: É preciso determinar o desenvolvimento humano, tanto quanto ao aspecto da aprendizagem ou quanto à formação de sua personalidade.
Explicação: Corrigida no AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás