• Matéria: História
  • Autor: viviporto0504
  • Perguntado 3 anos atrás

me ajuda por favor???​

Anexos:

Respostas

respondido por: 21vitoriaribeiro2
1

1- O açúcar representou a primeira riqueza produzida no país, acompanhada da ocupação do mesmo. Fizeram com que o Brasil se tornasse o maior produtor e exportador de açúcar da época.

2- A produção de açúcar seguia uma lógica de funcionamentos nos engenhos coloniais. A cana-de-açúcar que era colhida e transportada era moída e prensada por grandiosas e pesadas engrenagens. Depois de moer e prensar a cana, o caldo era cozido na casa das fornalhas.

3- Grande propriedade produtora de açúcar, era constituido por dois grandes setores: o agrícola- formado por canaviais-, e o beneficiamento- a casa-do-engenho, onde a cana era transformada em açúcar e aguardente.

4- Eram compostos por dois grupos: o dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenhos e os plantadores independentes de cana e os escravos, o número era muito maior, porém sem direito algum.

5- a) Indígenas: a escravização dos Indígenas era mais barata. Havia uma questão cultural, pois os indígenas não estavam acostumados com uma rotina de trabalho que visasse a produção de excedentes , ja que sua cultura de trabalho era a de subsistência. Além disso, na visão dos indígenas, o trabalho na lavoura era um trabalho para as mulheres.

Africanos: os africanos representavam uma alta lucratividade, e isso fez com que o tráfico negreiro tomasse proporções gigantescas nas Américas já que eram mais fortes que os indígenas.

5- b) As fugas eram constantes, uma forma de revolta contra o trabalho escravo. Os indígenas que conheciam o território fugiam se se escondiam muito bem, já que conheciam o território, os jesuítas e os africanos que formavam quilombos, onde praticavam sua cultura e religião às escondidas.


viviporto0504: obg
Perguntas similares